Quantos abacaxis da em um pé? Veja quantos frutos produz

Você que é iniciante nesse tipo de cultura e está interessado em saber quantos abacaxis da em um pé, vem com  a gente conferir essa informação.

Afinal, saber sobre essa quantidade te permite uma melhor organização em relação ao plantio e assim você pode adequar a quantidade de pés de acordo com o resultado esperado.

Publicidade:

Também reunimos aqui informações importantes sobre esse cultivo que vão te ajudar nos seus resultados. Gostou? Continue a leitura para saber muito mais!

Você pode se interessar em ler também:

Quantos abacaxis da em um pé? Veja quantos frutos produz

Quantos abacaxis da em um pé

Publicidade:

Cada pé de abacaxi produz apenas um fruto. Por isso mesmo, geralmente as plantações destinadas a essa cultura são de pequeno ou médio porte, ou seja, entre 10 a 20 hectares, já que uma só planta ocupa um bom espaço dentro da área de cultivo.

Logo, como os grandes produtores estão interessados mais em monoculturas para produções em grande escala, o abacaxi não se encaixa como uma boa opção.

Para quem quer cultivar em vasos, é legal ter mais de uma planta para gerar frutos em épocas diferentes, se a ideia for mesmo ter essa fruta para ser consumida periodicamente.

Dessa forma, é importante ter em mente também quanto tempo leva para a colheita. Assim, você vai conseguir otimizar o seu plantio baseado nessa média, que vai variar a depender de alguns fatores.

A média é:

  • 18 meses para plantios tradicionais;
  • 14 a 15 meses para cultivos com sistemas de irrigação;

Entretanto, vale dizer que, esta é uma espécie perene. Isso significa que possui um ciclo de vida longo, dentro das condições adequadas e com o manejo correto, podendo continuar a produzir durante anos.

Bom, agora que você já sabe quantos abacaxis da em um pé, talvez se interesse em conhecer os aspectos principais para que a qualidade dos seus frutos sejam elevadas.

Afinal, já que um pé só produz um fruto, não oferecer condições necessárias para um bom desenvolvimento pode te gerar transtornos no momento da colheita.

Como cultivar abacaxi de qualidade?

Quantos abacaxis da em um pé

Além do que já mencionamos, ou seja, uma irrigação adequada, outros fatores vão influenciar diretamente na qualidade dos seus frutos. Isto é, as condições climáticas, as características do solo, o controle de pragas, etc.

Mas, antes de tudo, vamos falar um pouco sobre como devem ser as regas, dentro do ideal. Levando em consideração que se trata de uma planta adaptada a climas tropicais, deve-se ter em mente que umidade é importante para o seu desenvolvimento.

Da mesma forma, para que os frutos possuam uma boa suculência. Sendo assim, o ideal é manter o solo úmido, mas nunca encharcado. Já que o excesso de água pode ser prejudicial para a planta e contribuir para o desenvolvimento de fungos.

Em dias realmente quentes você pode regar diariamente, entretanto, de uma forma leve, somente para oferecer manutenção a essa característica do solo.

Dito isso, vamos lá conferir algumas informações importantes:

Época para plantar abacaxi e exposição solar

Respeitar a melhor época é importante para oferecer as condições climáticas mais apropriadas. Sendo assim, recomenda-se começar esse plantio no final do verão, onde as temperaturas estarão mais amenas e a umidade mais presente.

A exposição solar é importante, entretanto sem exageros. Por isso mesmo, o cultivo em meia sombra é o mais indicado. De qualquer forma, certifique-se de oferecer no mínimo entre 4 a 6 horas de incidência direta.

Tipo de solo

O solo para o cultivo do abacaxi deve ser fértil e possui uma boa drenagem. Porque, como mencionamos acima, o acúmulo de água é prejudicial.

Também não deve ser um solo pesado, como os essencialmente argilosos. Assim, pode ser cultivado em substratos de textura média ou leve, isto é, arenoso/argiloso ou arenoso, respectivamente.

A adubação feita com matéria ou compostos orgânicos, é também muito importante para garantir os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta e a produção das frutas. Por fim, o pH ideal deve ser em torno de 5.0.

Controle de pragas

Fazer um bom manejo consiste também no controle de agentes que podem impactar na produtividade. No caso do abacaxi, alguns problemas comuns são:

  • A cochonilha, que são insetos que fazem a fruta murchar;
  • A fusariose – doença causada por um fungo;
  • broca-do-fruto, que se trata de uma praga que se limita às bromélias, que é o gênero do abacaxi. Pode ser prejudicial para toda a planta, não apenas o fruto.

Conclusão

Esperamos que as informações que reunimos no texto tenham ajudado a esclarecer as suas dúvidas, não só sobre quantos abacaxis da em um pé, mas sobre diversos aspectos desse cultivo.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre a sua experiência no plantio do abacaxi.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: