Qual a melhor lua para plantar abacaxi?

Afinal, qual a melhor lua para plantar abacaxi? Conhecer essa influência vai potencializar os seus resultados.

Muitas pessoas desconsideram esse elemento por acreditarem que se trata apenas de uma crendice popular. Entretanto, o ciclo lunar interfere em toda a natureza, e aqui você vai entender o porquê e como, especificamente, esse processo acontece na agricultura.

Publicidade:

Para esclarecer essa dúvida e também outras questões sobre o manejo correto dessa cultura, preparamos esse texto. Dessa forma, respeitando certas especificações, você conseguirá um bom desenvolvimento da sua planta, bem como maior qualidade nos frutos.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Como a lua influencia na agricultura?

Qual a melhor lua para plantar abacaxi

Publicidade:

Assim como podemos observar essa atuação nas altas e baixas das marés, a depender da fase do ciclo lunar, na agricultura, com base em um amplo conhecimento empírico, se define momentos mais propícios para certos cultivos.

Esse fato se dá pelo mesmo motivo, ou seja, a atração magnética que esse satélite exerce sobre a terra. Dessa forma, muitas vezes essa influência é bastante sutil, mas está atuando em todos os ciclos de desenvolvimento e fertilidade.

No caso das plantas, a força gravitacional da lua condiciona a seiva das plantas a se movimentarem e se concentrarem em determinadas partes do vegetal, o que vai favorecer a cultura de plantas específicas.

Por exemplo, na lua minguante, esse poder sobre a terra é mínimo, portanto a seiva desce para as raízes, tornando o momento ideal para culturas que se desenvolvem para dentro da terra.

Sendo assim, quanto maior a influência desse satélite, mais a seiva se concentra nas partes superiores das plantas, já que essa é atraída para cima.

Agora que já entendemos como o processo se dá, vamos conferir qual a melhor lua para plantar abacaxi, especificamente.

Qual a melhor lua para plantar abacaxi?

Qual a melhor lua para plantar abacaxi

A melhor lua para plantar abacaxi é a lua crescente. Isso porque nesse momento a força gravitacional que atua sobre a terra está em crescente força até a metade do ciclo da lua cheia.

Com isso, a seiva se concentra em maiores quantidades nos caules, ramificações e folhas, sendo atraídos para cima, favorecendo assim cultivos que crescem para fora da terra.

O brilho da lua também contribui no desenvolvimento, e nesse momento também estará mais adequado para essas culturas. Visto que, como sabemos, essa luminosidade é o reflexo da energia solar. Sendo assim, durante a noite continua atuando sobre as plantas.

Somado à melhor lua está também a melhor época de cultivo, que deve absolutamente ser levada em consideração para que a plantação cresça e produza plenamente. Tudo isso por causa das condições climáticas mais favoráveis para o abacaxi.

Dessa forma, opte por iniciar o cultivo no fim do verão, onde a temperatura e a umidade do solo estarão mais de acordo com as necessidades dessa planta.

E a melhor fase lunar para colher esse fruto?

Já para a colheita do abacaxi, a fase do ciclo lunar mais adequada é a lua cheia, em especial durante a primeira parte desse estágio. Já que, na segunda parte, começa uma diminuição gradativa dessa energia até alcançar a lua minguante.

Colhendo os frutos, não só do abacaxi, mas de qualquer planta frutífera, nessa fase, você vai conseguir resultados superiores em relação ao sabor, qualidade e suculência.

Dicas de manejos para a cultura do abacaxi

  • O abacaxi deve ser regado em intervalos de três dias quando o clima estiver frio ou úmido. Já para quando as temperaturas estiverem elevadas, pode regar diariamente. Entretanto você deve se atentar a quantidade de água e como essa rega deve ser feita para que o solo não fique com muita umidade retida.
  • Regue pela manhã de forma leve, para que durante o dia a terra vá absorvendo o líquido;
  • Priorize cultivar o abacaxi em locais meia sombra. Ou seja, a luminosidade deve ser moderada;
  • O solo deve possui uma quantidade média de 30% de adubo para 70% de terra vegetal e possuir uma boa drenagem.

Conclusão

Esperamos que a sua dúvida sobre qual a melhor lua para plantar abacaxi, levando em consideração todas as informações que reunimos no texto, tenham sido úteis. Bem como, as dicas relacionadas aos aspectos ideais de cultivo.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre os seus resultados!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: