Quanto tempo demora para germinar pimentão?

Quer saber quanto tempo demora para germinar pimentão? Então você está no lugar certo!

É bastante comum, na realidade, que essa questão surja quando estamos iniciando o cultivo de um novo alimento. Afinal, ainda não conhecemos o ciclo e precisamos nos certificar de que tudo está acontecendo dentro de um prazo médio.

Publicidade:

Por isso mesmo preparamos esse texto com todas as informações que você precisa pra esclarecer essa e outras dúvidas. Além disso, vale dizer, o manejo adequado é parte essencial para que o desenvolvimento se dê dentro do que é esperado.

Dessa forma, você vai ainda aprender o que deve ser feito, especialmente no processo de germinação, para que os seus pézinhos cresçam plenamente. Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Quanto tempo demora para germinar pimentão?

Quanto tempo demora para germinar pimentão

Publicidade:

O pimentão demora para germinar, geralmente, entre 1 a 3 semanas. 

Isso vai depender principalmente das condições básicas para o desenvolvimento dessa planta e também da variedade escolhida, sendo o pimentão verde o que possui um cultivo mais simples.

Você pode optar por realizar o plantio das sementes já no local definitivo, entretanto, vale dizer que, no inicio da germinação as mudas são muito sensíveis.

Dessa forma, o mais recomendado é inicialmente cultivar em uma sementeira e só depois fazer o transplante da muda, quando esta já tiver cerca de 10 cm de altura.

É muito importante apostar em compostos e adubos orgânicos para enriquecer a terra no processo de germinação. Isso vai garantir mudas saudáveis que irão refletir nos resultados posteriormente.

Vale mencionar que a partir do plantio, você poderá está colhendo os frutos em cerca de 100 a 120 dias. Mas claro, todas essas médias de tempo estão intimamente ligadas ao manejo correto desse tipo de planta.

Por isso, agora que já esclarecemos quanto tempo demora para germinar pimentão, confira os elementos essenciais para que os pés cresçam plenamente e que a produção seja satisfatória.

O que é preciso para plantar pimentão?

Quanto tempo demora para germinar pimentão

Bom, essa planta possui algumas especificações e demanda certos cuidados para que consiga encontrar condições ideais para o seu desenvolvimento. Sendo assim, os principais são:

  • Terra de cultivo:

A terra, como já vimos, desde a germinação deve ser fértil e ter em si uma grande quantidade de matéria orgânica. A textura deve ser fofa e possuir uma boa absorção. Além disso é indispensável um bom sistema de drenagem.

Por isso é necessário misturar a terra vegetal de qualidade com outros compostos orgânicos, como adubo, terra de compostagem, húmus de minhoca, cama de frango, fertilizantes, dentre outros.

Dessa forma os nutrientes para um bom crescimento serão fornecidos adequadamente. Também é importante refazer esse processo, ou seja, adubar, a cada dois meses.

  • Rega:

Outro fator essencial é a irrigação. Os pés de pimentão gostam e precisam muito de água. O ideal é que a terra seja sempre mantida úmida. Mas atenção! Ela não pode ficar encharcada.

Por isso mesmo, como já mencionamos acima, é necessário que o solo possua uma boa drenagem para não reter tanto a água e causar problemas, principalmente relacionados a fungos e doenças causadas pelo excesso de água.

De uma forma geral, você pode fazer a rega duas vezes ao dia. De preferência pela manhã e no final da tarde.

  • Temperatura ideal

Considerar a temperatura ideal é muito importante, até mesmo para saber qual a melhor época para plantar pimentão. Sendo assim, esse é um vegetal que se desenvolve melhor em locais ensolarados.

Isso porque demanda uma exposição diária da luz solar de cerca de 6 a 8 horas, entretanto em temperaturas consideradas amenas, ou seja de 21º até 25ºC.

As variações para os extremos, como por exemplo o clima muito frio, ou temperaturas realmente elevadas, ou tornam o plantio inviável ou compromete significativamente a produção.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Espero que a sua dúvida sobre quanto tempo demora para germinar pimentão, bem como outras relacionadas ao cultivo desse fruto, tenham sido devidamente esclarecidas.

Além disso, contamos que as dicas para uma boa plantação tenham sido úteis e que você consiga ótimos resultados.

Conta pra gente depois o que você achou. Vamos gostar muito de ler sobre a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: