Época de plantar pimentão: Qual a melhor? Em qual lua?

Quer saber qual a melhor época de plantar pimentão? Venha com a gente esclarecer essa dúvida muito importante.

Afinal, cultivar as plantas dentro do período mais adequado agrega inúmeros benefícios, principalmente em relação a colheita, já que o ciclo inteiro ocorre dentro de condições propícias para o desenvolvimento dos pés de pimentão.

Publicidade:

Além disso, você também vai poder conferir a melhor fase da lua para o cultivo e entender o como a influência desse satélite atua na agricultura. Por fim, ainda temos dicas preciosas para o manejo correto da sua plantação.

Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.

Qual a melhor época de plantar pimentão?

Época de plantar pimentão

Publicidade:

A melhor época de plantar pimentão é entre os meses de agosto e fevereiro. Dessa forma a colheita deve iniciar nos meses de outono, já que o tempo médio para que o pé comece a produzir frutos é entre 100 e 110 dias.

Esse é o momento mais indicado justamente porque oferece condições básicas necessárias para que as plantas de desenvolvam plenamente.

Por exemplo, um pé de pimentão precisa de 6 a 8 horas de luminosidade e exposição solar em temperaturas amenas. Além disso, é essencial que a umidade da terra seja mantida.

Em climas muito frios o cultivo convencional não é possível, já em temperaturas muito elevadas há um grande comprometimento da produção e é mais difícil manter as condições ideais, principalmente em relação a umidade.

Vale dizer que, iniciando a época da colheita, a produção pode se estender por até 5 meses. Entretanto, a média desse tempo é de 3 a 4 meses.

Levando em consideração quantas vezes um pé de pimentão produz, vale a pena se atentar para poder colher em quantidades satisfatórias.

Lembrando que é possível colher os frutos ainda verdes ou esperar que amadureçam completamente. Isso porque o pimentão já desenvolvido, depois de colhido, continua amadurecendo com o tempo.

Agora que você já sabe qual a melhor época de plantar pimentão, confira outro elemento que pode causar um grande impacto positivo na sua produção, mas que muita gente acredita ser uma superstição, isto é, a melhor lua para o cultivo.

Qual a melhor lua para o cultivo do pimentão?

Época de plantar pimentão

Pois é! Pode até parecer uma crendice popular para muitas pessoas, mas na realidade se atentar a essa especificação faz muita diferença e tudo isso é comprovado cientificamente.

A lua exerce uma influência pela sua força gravitacional, e também pelo próprio brilho lunar, que permite que as plantas se desenvolvam durante a noite.

Você pode observar facilmente o quanto esse poder afeta diretamente as marés. Ou seja, a depender da fase da lua acontecem as altas e baixas das marés.

Da mesma forma acontece com a agricultura. Certas fases vão favorecer alguns tipos de alimentos, enquanto outras beneficiam outros cultivos.

Isso acontece pela concentração da seiva, que varia a depender da força gravitacional que a lua está exercendo naquele momento.

Dessa forma, a melhor lua para plantar pimentão, bem como para qualquer manejo relacionado, é a lua crescente. Nesse caso a seiva está concentrada principalmente no caule, nos ramos e nas folhas.

Dicas para um bom cultivo

  • Apesar da necessidade da rega ser constante, cuidado com os excessos e não permita que a terra fique encharcada. Isso pode acabar gerando transtornos relacionados principalmente com culturas de fungos e doenças nas raízes que podem comprometer muito a produção dos frutos;
  • A terra onde você vai germinar e cultivar os pés de pimentão devem ser férteis e ricas em matéria orgânica, bem como, possuir uma boa drenagem;
  • É importante repor os nutrientes de dois em dois meses, através de adubos e fertilizantes naturais, caso esteja produzindo um pimentão orgânico;
  • Assim que a planta começar a produzir frutos, é muito importante fazer um tutoramento, ou seja, amarrar o vegetal em uma estrutura, como um pedaço de bambu, para que a planta não envergue, se mantendo na vertical;
  • De forma alguma permita que os pimentões encostem na terra, isso vai fazer com que os frutos apodreçam.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Espero que com essas informações sobre a época de plantar pimentão e o momento mais propício, levando em consideração a influência da lua, as suas dúvidas tenham sido esclarecidas e que você possa assim ter melhores resultados.

Da mesmo forma, contamos que as dicas que reunimos aqui tenham sido úteis para você. Experimente! Depois conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: