Pimentão gosta de sol ou sombra? Ele gosta de água?

Cada vez mais as pessoas se interessam em cultivar sua própria horta. Mas afinal, pimentão gosta de sol ou sombra? Vem com a gente conferir.

Além de muito saborosos, aromáticos e nutritivos, os pés de pimentões são lindos e dão um aspecto maravilhoso para qualquer horta, principalmente pela variedade de cores que esse vegetal apresenta.

Publicidade:

Então, para responder essa e outras dúvidas preparamos esse texto cheio de informações importantes para te ajudar no manejo correto dessa planta. Além disso, reunimos dicas preciosas que vão te ajudar na sua produção.

Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Pimentão gosta de sol ou sombra?

Pimentão gosta de sol ou sombra

Para dar uma resposta direta: o pimentão gosta mais de sol do que de sombra. Sendo da mesma família das batatas e tomates, ou seja as solanáceas, o desenvolvimento dessa planta acontece melhor em locais ensolarados.

Publicidade:

Entretanto, é necessário se atentar a exposição a altas temperaturas, especialmente quando os frutos começam a brotar. Caso contrário, os frutos podem se atrofiar e ter um aspecto seco.

Então, apesar de demandar de seis a oito horas diárias de incidência direta de luminosidade solar, é muito importante manter a terra sempre úmida. Mas, vamos falar melhor sobre isso no próximo tópico.

De uma forma geral, a temperatura ideal para que um pé de pimentão possa se desenvolver plenamente fica entre 20°C e 25°C. Em climas onde a temperatura supera os 30ºC, existe um comprometimento na produção.

Já em locais com climas muito frios, que ficam abaixo 10°C se torna inviável o cultivo do pimentão orgânico em plantios tradicionais.

Por isso, a produção em estufas se tornou muito mais prática, visto que elementos essenciais como esse podem ser melhor controlados.

Agora que você já sabe se pimentão gosta de sol ou sombra, confira outras especificações importantes para que você consiga ótimos resultados para com a sua plantação.

Como deve ser feita a rega? Ele gosta de água?

Pimentão gosta de sol ou sombra

Assim como a temperatura e a exposição solar são fatores essenciais para que seja possível a produção de pimentões, a umidade também é extremamente importante.

Como mencionamos, a terra deve permanecer sempre úmida e sendo assim, se a sua plantação for de grande porte, é mais prático instalar um sistema de irrigação para atender a essa necessidade básica.

Em cultivos menores, deve se atentar ao aspecto do solo. Dessa forma, o ideal é regar duas vezes ao dia, para que a terra permaneça úmida, mas nunca encharcada e, dessa forma, evitar a proliferação de fungos e doenças relacionadas.

Observação: a tendência é que a maneira que os frutos começam a crescer, com o peso que confere as plantas, os pés não conseguem se sustentar e acaba tombando.

Isso pode gerar um grande problema, já que de forma alguma os pimentões podem encostar no solo. Justamente pela umidade constante, quando os frutos tem contato com a terra, eles apodrecem.

Portanto, é necessário fazer um tutoramento, ou seja, oferecer aos pés de pimentão um suporte para que eles se mantenham na vertical, como por exemplo, um pedaço de bambu ou estaca.

Dicas importantes:

  • A germinação e as mudas dos pimentões, no inicio do ciclo, são muito sensíveis. Por isso, o ideal é fazer o processo de germinação numa sementeira antes de transplantar para o local definitivo;
  • Você pode realizar o cultivo em diferentes espaços e recipientes, mas de qualquer forma, é muito importante que a terra de plantio seja fértil, rica em matéria orgânica, com boa drenagem e absorção;
  • Ainda assim, a adubação deve ser feita a cada dois meses para repor os nutrientes necessários;
  • Opte por iniciar o cultivo na primavera ou verão;
  • Atenção ao trato de culturas, principalmente relacionado a fungos, que podem reduzir significativamente a sua produção.

Em média você poderá colher os frutos dentro de 3 a 4 meses. Os pimentões podem ser colhidos verdes, mas bem desenvolvidos, para ir amadurecendo depois, ou mesmo quando já estão maduros.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que a sua dúvida sobre se pimentão gosta de sol ou sombra tenha sido esclarecida, bem como que as informações e dicas que reunimos aqui tenham sido úteis para você.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: