Como plantar alecrim a partir de um galho?

Quer aprender como plantar alecrim a partir de um galho? Então vem com a gente conferir um passo a passo simples e incrível que preparamos para você.

Afinal, essa é a forma mais prática de se começar esse cultivo. Visto que a partir de sementes, o tempo que você levará para obter resultados é bem maior.

Publicidade:

Então, para esclarecer essa pergunta e ainda tratar de várias dúvidas sobre o manejo adequado dessa erva, organizamos nesse texto uma série de informações importantes para qualquer pessoa interessada em plantar o alecrim.

Gostou? Continue a leitura para saber muito mais!

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Como plantar alecrim a partir de um galho?

Como plantar alecrim a partir de um galho

Para plantar alecrim a partir de um galho é muito fácil! Você pode comprar essas estruturas ou retirá-las de uma planta. Caso você opte pela segunda opção, lembre-se de higienizar as ferramentas, como tesouras ou lâminas, antes de realizar a poda.

Dito isso, a primeira coisa que você deve fazer é selecionar uma ramificação adequada, ou seja, madura, que possua um bom tamanho e que ainda não seja lenhosa.

Depois, corte alguns galhinhos com no mínimo 10 centímetros de comprimento para começar a produção das suas mudas.

Uma dica legal é optar por fazer esse processo no fim da primavera ou no início do outono, isso porque as condições climáticas garantirão uma maior qualidade para as plantas.

Mas, vale lembrar que o local de cultivo também é muito importante, levando em conta a preferência dessa erva em relação ao sol ou a sombra.

Passo a passo para a produção de mudas de alecrim

  1. Com os galhos em mãos, remova no mínimo um terço das folhas que ficam na parte inferior da haste;
  2. Se você quiser, pode colocar essa parte onde as folhas foram removidas em uma solução enraizante. Esse é um produto que pode ser encontrado em lojas de jardinagens ou de produtos agrícolas, por exemplo. Mas você pode preparar receitas caseiras para ajudar também no aceleramento do processo;
  3. Coloque os galhinhos em um recipiente com água e o posicione em um ambiente com boa incidência solar;
  4. Depois de um tempo, as raízes começarão a aparecer.

Observação: é importante realizar a troca de água a cada 5 dias, em média.

Passo a passo de como plantar alecrim a partir de um galho

  1. Tendo conseguido as mudas, é o momento de começar o cultivo;
  2. Se for cultivar em vasos, selecione um recipiente que possua um tamanho adequando, que deve ter no mínimo 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura;
  3. Prepare o solo. É importante que a terra possua uma boa drenagem, sendo assim, o ideal é misturar uma parte de areia grossa para cada 3 partes de substrato (terra vegetal + adubo ou composto orgânico);
  4. Plante a sua muda, cobrindo totalmente as raízes. Caso queira cultivar mais de uma planta no mesmo espaço, certifique-se de respeitar o distanciamento de pelo menos 50 centímetros entre elas;
  5. Posicione o vaso em um local com boa iluminação solar, mas não exponha a muda durante muito tempo a incidência solar direta nesse momento;
  6. No início, é importante também manter o solo úmido para ajudar no enraizamento e crescimento. Mas cuidado para não exagerar e acabar matando a sua plantinha.

Quando a sua planta estiver mais madura, você deve tentar oferecer ao máximo as condições naturais que o alecrim está adaptado. Isso, levando em consideração a sua origem, que é mediterrânea.

Sendo assim, certifique-se de:

  • Oferecer no mínimo 3 horas de incidência solar direta e manter a erva em um local bem iluminado;
  • Regar adequadamente. O excesso de água pode ser muito prejudicial. Portanto duas vezes na semana já é o suficiente para garantir um bom desenvolvimento;
  • Escolher, além da terra, um vaso ou local que possua um bom sistema de drenagem.

Também é interessante realizar podas periódicas para que a planta não se atrofie e continue crescendo plenamente. Vale dizer que, essa é uma planta perene que pode durar até 10 anos, com o manejo correto e com as condições favoráveis.

Por fim, é um fato que o alecrim é extremamente resistente. Mas, todas as informações que mencionamos vai garantir para além da sobrevivência, ótimos resultados para o seu cultivo.

Conclusão

Agora que você sabe como plantar alecrim a partir de um galho, ficou muito fácil começar esse plantio, não é?

Bom, esperamos que as suas dúvidas tenham sido devidamente esclarecidas e que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis para você.

Conta pra gente o que você achou e como foi a sua experiência. Vamos realmente gostar muito de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: