Babosa gosta de sol ou sombra? veja o que é melhor para essa planta

Afinal, a babosa gosta de sol ou sombra? Se você tem esse dúvida básica sobre o cultivo dessa planta, vem com a gente descobrir!

Entender essa necessidade fundamental é muito importante para que qualquer espécie se desenvolva adequadamente. Por isso mesmo, preparamos esse artigo para você.

Publicidade:

Aqui, reunimos muitas informações importantes que vão te auxiliar, não só nessa questão, mas em muitas outras especificações fundamentais para que a sua babosa cresça bonita e saudável.

Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Babosa gosta de sol ou sombra?

Babosa gosta de sol ou sombra

Publicidade:

Sem dúvidas, a babosa gosta muito mais de sol do que de sombra. Tanto que existe a necessidade de no mínimo 8 horas de exposição a incidência solar direta.

Dessa forma, quando for escolher o local para cultivar, atente-se a uma posição que possa oferecer essa condição para a sua suculenta, ou seja, em áreas abertas. Também é possível plantar em lugares que proporcionem “meia-sombra”.

Se você vive em um apartamento e for cultivar a babosa em vasos, o ideal é posicionar a planta em uma janela ou área de luz que possibilite essa luminosidade o máximo possível.

Por ser uma planta típica de climas tropicais, equatoriais e subtropicais, ela se desenvolve melhor em locais onde a temperatura se mantém mais quente. Entretanto, vale dizer que ela possui uma boa resistência, suportando inclusive mudanças bruscas dessas condições.

Mas, em regiões de climas frios, o seu desenvolvimento sofre um grande retardo, da mesma forma o seu aspecto é comprometido. Abaixo de 4º a planta não resiste e esse cultivo é inviável.

Já que esclarecemos se a babosa gosta de sol ou sombra, vamos conferir outros elementos tão importantes quanto as condições ambientais para que o plantio se dê da melhor forma possível.

A babosa gosta de água?

Essa é uma planta que não demanda e nem gosta de uma irrigação constante. O ideal é que seja feita uma vez na semana, ainda assim, se atentando se o solo apresenta qualquer umidade, se for o caso, você pode esperar mais alguns dias.

Uma dica legal para se evitar o excesso de água, que para a babosa é muito prejudicial, é utilizar o pulverizador.

Aqui entra também um aspecto fundamental que o solo deve ter, isto é, uma boa drenagem. Se o local onde você está cultivando essa suculenta não possuir essa característica, o acúmulo de água levará ao apodrecimento das raízes.

Tendo em mente tudo isso, é também muito importante conhecer a melhor época para o cultivo de acordo com a região na qual você vive, evitando épocas frias e com chuvas intensas ou frequentes, principalmente no caso de plantios externos.

Dicas para cultivar a babosa

Babosa gosta de sol ou sombra

De fato, muitas pessoas passaram a se interessar em cultivar a babosa. Em alguns casos o objetivo é somente a decoração mesmo, em outros é utilizar essa planta se beneficiando de inúmeras propriedades medicinais, usos estéticos, dentre outros.

Também conhecida por Aloe Vera, essa planta não demanda tantos cuidados. Entretanto, para garantir sempre um bom desenvolvimento e aspecto, seja para uso ou ornamentação, você pode seguir algumas dicas. Confira:

  • Se você for cultivar em vasos, o tamanho mínimo é 20 cm de diâmetro. Certifique-se de que o fundo do recipiente esteja furado para que a água não se acumule. Já se você for plantar em canteiros e em maior quantidade, você deve respeitar o espaçamento entre as plantas que deve ser de 1m x 1m;
  • A plantação pode ser feita a partir de uma folha ou um broto;
  • Para melhorar os resultados, faça uma adubação com compostos orgânicos que ofereça bastante nitrogênio e fósforo, principalmente. Você pode utilizar a borra de café para isso, por exemplo;
  • A poda é também importante e vai contribuir muito para um crescimento com mais vitalidade, além de deixar a sua planta com uma aparência mais bonita e saudável.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Agora que você já sabe se babosa gosta de sol ou sombra e esclareceu também muitas outras dúvidas sobre os elementos principais para o desenvolvimento dessa planta, não perca tempo e inicie ou otimize o seu cultivo.

Espero que as informações do texto te ajude a conseguir ótimos resultados. Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto e como tem sido a sua experiência com esse plantio.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: