Esterco de galinha queima a planta? Veja como usar corretamente

Você por acaso quer saber se esterco de galinha queima planta? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar como preparar esse tipo de adubo orgânico e também vou te passar dicas que podem te ajudar a cuidar melhor das suas plantas. Confira!

Publicidade:

Pode usar esterco de galinha como adubo?


Esterco de galinha queima a planta

Essa é uma pergunta muito fácil de responder: sim! Você pode usar esterco de galinha como adubo, mas assim como qualquer adubo orgânico, é necessário tomar alguns cuidados. 

O esterco de galinha é muito usado em plantações de café, pois ele possui a característica de ser absorvido rapidamente pelas plantas. 

Publicidade:

Além das fezes de galinha, também é comum utilizar as de vaca, cavalo e até mesmo coelho. 

Por que o esterco de galinha queima a planta?


Se você tem costume de usar esterco fresco para adubar suas plantas, você provavelmente já reparou que ele acaba queimando a planta não é mesmo? 

Isso acontece pois ele possui altas concentrações de nitrogênio que precisa ser eliminado antes de adicionar nas plantações. 

Após realizar esse processo, deve ser usado em quantidades pequenas de acordo com cada tipo de planta. 

Como preparar o esterco de galinha?


Apesar de parecer uma tarefa difícil, eu posso te garantir que você não vai ter muito trabalho para deixar esse esterco pronto para uso. 

A verdade é que você só precisa depositar essas fezes em uma área aberta, exposta a chuva e luz solar. 

Após algumas semanas todo o nitrogênio em excesso vai evaporar e a chuva vai acabar equilibrando um pouco mais essas substâncias. 

O ideal é que durante esse período você acompanhe a umidade do solo para que toda a decomposição desse material seja realizada de forma eficiente. 

Nunca aplique o esterco puro diretamente na planta!


Eu acredito que isso ficou bem claro até aqui, mas o que você precisa saber é que mesmo depois de passar por todos esses processos, o esterco de galinha não deve ser colocado diretamente na planta.

Esse é um esterco que demora de 3 a 6 meses para ficar pronto e por conta disso ele possui uma alta concentração de bactérias.

Dessa forma, é indicado que durante esse processo você insira outros ingredientes para poder equilibrar essa mistura.

O mais indicado é a serragem que além de diminuir a acidez do esterco, também ajuda a controlar a umidade interna.

Como descobrir que o esterco de galinha está pronto para ser usado?


como preparar esterco de galinha

Depois de aguardar por meses eu acredito que você ficou curioso para saber se o esterco de galinha já está pronto para ser adicionado na sua plantação, não é mesmo?

Os principais sinais de que ele já pode ser utilizado é quando você encontrar sua terra úmida, solta, sem cheiro e com uma coloração bem escura. 

A partir daí ele pode ser colocado em diversas plantas, principal em pés de grãos como milho e feijão. Experimente também na hora de sua casa. O resultado é incrível!

Inicie o preparo do esterco de galinha!


Agora que você já sabe por que o esterco de galinha queima a planta, não deixe que isso continue acontecendo com a sua plantação. 

Aproveite essas dicas que eu te passei e não perca mais tempo. Comece a preparar esse esterco ainda hoje. Como eu te falei, você vai precisar aguardar alguns meses até poder utilizar ele da forma correta, mas eu te garanto que você não se arrepender. 

Caso você esteja buscando por uma opção mais prática e rápida, saiba que você pode encontrar esterco de galinha à venda em casas de jardinagem ou ração animal. É possível adquirir sacos de 5, 20 e até 40 quilos desse material com um preço super acessível. 

Eu espero que essas informações que eu te trouxe aqui tenham te ajudado de alguma maneira. Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar se essas dicas funcionaram com você, tá bom? Eu vou adorar saber!

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Te desejo boa sorte e até a próxima!

Publicidade: