Qual o melhor horário para molhar a grama?

No artigo de hoje você vai descobrir qual o melhor horário para molhar a grama e também vou te contar qual a frequência ideal dessa rega para ter uma grama verde e bem desenvolvida. 

Além disso, vou te passar algumas dicas de cuidados que você precisa oferecer ao seu gramado. Confira!

Publicidade:

Descubra qual o melhor horário para molhar a grama


Qual o melhor horário para molhar a grama

Eu sempre falo que para ter grama em casa é necessário criar uma rotina pois ela demanda alguns cuidados específicos e um deles é o horário da sua rega. 

A maioria dos profissionais de jardinagem dizem que o melhor horário para molhar a grama é logo quando o sol nasce, bem cedinho. Nesse período a luz solar ainda está fraquinha e permite que o gramado absorva bem a água e seque sem tanta rapidez. 

Publicidade:

Agora se a rotina do seu dia não permite que você acorde tão cedo para realizar essa atividade, você também pode molhar sua grama durante a noite. Apesar de não ser a hora mais indicada, o clima durante a madrugada também pode ajudar a manter a grama hidratada por mais tempo. 

Quando molhar o gramado?


Agora que você já sabe qual o melhor horário para molhar a grama, é importante que você saiba quando você deve fazer isso. 

Como eu falei lá no início, para ter grama em casa você precisa ter tempo para dedicar alguns cuidados diários. 

Isso mesmo! Para ter um gramado saudável e bem verdinho no quintal de casa é necessário que você molhe ele todos os dias. 

Em dias de chuva, não precisa, mas em dias de muito calor, não se prenda a essa regra. Existem alguns profissionais que recomendam duas regas diárias, dependendo da temperatura.

Monte um sistema de irrigação


Se mesmo com uma rotina apertada você ainda pretende ter grama no quintal, eu te aconselho a instalar um sistema de irrigação. Através de uma programação simples a irrigação acontece sem muito esforço humano. 

Existem diversas opções disponíveis no mercado, inclusive algumas super acessíveis que você mesmo pode instalar, mas caso queira pode contratar uma empresa ou um profissional para fazer isso por você com garantia e segurança. 

Como descobrir se a grama precisa de água?


Como eu disse lá no início, você precisa molhar sua grama uma vez por dia, mas caso você esteja na dúvida se de fato ela está precisando de água, basta realizar um teste simples. 

Esse teste é basicamente igual aquele de colocar o dedo na terra para saber se ela está seca, mas nesse caso vamos usar uma faca de ponta com pelo menos uns 15 centímetros. 

Perfure o solo do seu gramado com essa faca e observe como ela vai sair. Se sair limpa e seca, é porque está na hora de molhar. 

Realize a poda no momento correto


Além da irrigação, você também precisa podar seu gramado na frequência correta para que ele se desenvolva bem. 

O indicado é que durante a primavera e o verão essa poda seja realizada uma vez na semana. Durante o outono e o inverno você pode estender esse prazo para 15 dias. 

Você pode até desconfiar de que esses prazos estão apertados demais, mas eu posso te garantir que não. Quando você deixa sua grama crescer mais do que o tempo indicado, faz com que a próxima poda retire toda a cor da sua grama. Deixando ela com aparência de morta já que ela foi cortada no caule. 

Experimente essas dicas!


Qual a melhor hora para molhar a grama

Acredito que agora que você já sabe qual o melhor horário para molhar a grama, ficou mais fácil de cuidar do seu gramado, não é mesmo? 

Então não perca tempo! Eu aconselho você a criar agora mesmo uma rotina de cuidados que deve ser seguida à risca. Aproveite as dicas de frequência de rega e poda que eu acabei de te passar e comece a cuidar do seu quintal como ele merece. Eu tenho certeza que em pouco tempo você vai se encantar com o resultado. 

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado e que tenha te inspirado um pouco mais. Te agradeço pela sua companhia e atenção até aqui e te desejo boa sorte!

Até a próxima! 

Publicidade: