Como plantar chuchu que já está brotando?

Quer aprender de forma simples como plantar chuchu que já está brotando? Então você está no lugar certo!

Reunimos nesse artigo um passo a passo super prático que vai te ensinar como realizar esse processo sem nenhum tipo de dificuldade.

Publicidade:

Além disso, você ainda vai poder conferir muitas outras informações e dicas essenciais para que o seu cultivo proporcione ótimos resultados de produção.

Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.

Como plantar chuchu que já está brotando?

Como plantar chuchu que já está brotando

Publicidade:

Sabe aquele chuchu maduro aí na sua casa que você esqueceu por um tempo e quando se deu conta já estava saindo brotos? Pois é! Você pode ter um maravilhoso pé de chuchu aí na sua casa, ou mesmo, aprender a técnica para cultivos maiores.

O fruto dessa planta é a própria muda da espécie e o aparecimentos dos primeiros brotos ocorrem em cerca de duas semanas depois da colheita.

Então, caso você ainda não tenha um chuchu nesse estágio, pode aguardar esse período para iniciar o cultivo.

Dito isso, confira abaixo o passo a passo de como plantar chuchu que já está brotando.

  1. O primeiro passo é germinar o chuchu quando ele começar a apresentar os brotos. Por ser uma planta sensível no início do ciclo, a muda deve ser plantada inicialmente em um local temporário;
  2. Dessa forma, utilize um vaso com terra de qualidade e que possua boa drenagem;
  3. Agora, enterre parte do fruto. É muito importante manter parte da hortaliça e os brotos que surgiram para fora da terra;
  4. Feito isso, em algumas semanas o chuchu irá murchar e o broto começará a se desenvolver;
  5. Como se trata de uma planta trepadeira, é indispensável o uso de um tutoramento, ou seja, uma estrutura de suporte vertical, como uma haste de madeira, por exemplo, para que a planta possa ir se enrolando enquanto cresce;
  6. Quando a sua muda estiver com cerca de 10 cm, você já poderá fazer o transplante para o local definitivo de cultivo.

Dica: quando for plantar o chuchu, opte por fazer isso com ele em uma posição inclinada. Dessa forma, os brotos só terão um contato parcial com o solo.

Como cultivar corretamente o chuchu?

Como plantar chuchu que já está brotando

Bom, agora que você aprendeu os passos básicos de como plantar chuchu que já está brotando, vamos nos aprofundar mais sobre as características do plantio após o transplante da muda e os elementos essenciais para esse cultura se desenvolver plenamente.

Antes de tudo, vale dizer, que o pé de chuchu gosta de sol, mas pode ser plantado também em situações de “meia-sombra”.

Entretanto, assim que a planta é transplantada o ideal é que se ofereça essa exposição solar de forma mais direta. Isso vai contribuir significativamente para que a muda se desenvolva e cresça com mais força, saúde e vitalidade.

Dito isso, confira os elementos essenciais para que a plantação seja um sucesso!

Solo

As mudas devem ser plantadas em covas com cerca de 30 a 40 cm de profundidade. Vale dizer que essa espécie pode chegar a seis metros de altura no ramo principal, então você deve ter um espaço adequado para começar o seu cultivo.

Assim como era no processo de germinação, o solo deve ter uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água, o que pode prejudicar muito os pés de chuchu.

Também é importante preparar o solo com adubos e compostos orgânicos para melhorar a fertilidade da terra e oferecer mais nutrientes para o desenvolvimento da cultura. Isso vai refletir diretamente na produção.

Clima ideal

Como mencionamos, essa é uma planta que se cresce melhor em locais de temperaturas mais quentes. Visto que, as baixas temperaturas retardam bastante o processo de desenvolvimento e existe um limite no qual é possível se cultivar chuchu, isto é, 13ºC.

Mas não se engane! Temperaturas muito elevadas também podem ser prejudiciais, sendo assim, o ideal está entre 18º a 27º.

Rega

Apesar de gostar de calor, a planta é característica de regiões tropicais, ou seja, ama umidade também! Portanto você deve se atentar também a esse aspecto.

Dessa forma, o solo deve ser mantido frequentemente úmido. Mas não exagere na irrigação, água em excesso pode acabar levando ao apodrecimento das raízes.

Observação: é necessário uma estrutura adequada para suportar o crescimento dessa planta trepadeira e a produção dos frutos, por exemplo, um pergolado.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido definitivamente como plantar chuchu que já está brotando. Também contamos que as informações e dicas tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto e a sua experiência com o plantio desse alimento.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade: