Como cuidar de um girassol no vaso? Dicas e cuidados

Hoje eu vou te ensinar nos detalhes como cuidar de um girassol no vaso sem grandes dificuldades. 

Essa é uma planta que é super fácil de cuidar e eu te garanto que é possível cultivar ela em um vaso dentro de uma casa ou até mesmo um apartamento. 

É claro que para isso acontecer da maneira certa você precisa ter uma rotina de cuidados com a planta muito bem definida. Por isso, acompanhe esse artigo que vou te mostrar tudo que você vai precisar fazer. Confira!

Entenda o ciclo do girassol!


Como cuidar de um girassol no vaso

Se você decidiu plantar ou até mesmo comprou um florido, saiba que a primeira coisa que você precisa saber é como funciona o ciclo de vida de um girassol.

Você precisa entender que apesar de ser uma planta linda, ela não é feita para durar por todo o ano. Sendo assim, não se frustre quando observar que ela já está morrendo. É assim que deve acontecer para que ele possa reiniciar o seu ciclo. 

Essa é uma planta que floresce apenas uma vez no ano. Durante 3 a 4 meses ele vai florir, mas no restante do tempo ele vai demandar alguns cuidados sem oferecer muita coisa em troca. 

Descubra quando regar


A rega é uma parte importante do cultivo do girassol. Essa é uma planta que gosta de um solo úmido, mas não encharcado. 

O ideal é que a rega aconteça uma vez por semana, mas eu aconselho você a sempre acompanhar a terra da sua planta. Caso perceba que está seca, adicione um pouco mais de água. 

Existe um teste simples que você pode fazer com a ponta do dedo na terra. Caso ele saia sujo, não precisa molhar. Agora se sair limpo, saiba que chegou a hora da rega. 

O girassol precisa de sol!


Parece uma coisa muito óbvia, mas muita gente ainda acha que dá para plantar o girassol em uma área de sombra. 

Essa planta apesar de gostar de um solo com umidade, ela também gosta de um local fresco e com o máximo de horas de sol direto por dia. O indicado é que seja pelo menos 6 horas.

Evite pragas!


Uma coisa que pode atrapalhar o crescimento da sua planta são as pragas e o girassol, por ser um ótimo polinizador acaba atraindo bastante. 

Para evitar esse tipo de coisa você pode usar de fungicidas naturais caseiros super fáceis de fazer. 

Um dos mais conhecidos é o chá de cavalinha que elimina mofo e fungos brancos. Basta fazer um chá concentrado e pulverizar em toda a planta. O resultado é rápido e pode salvar a sua flor!

Caso sua planta seja atacada por cochonilhas, eu aconselho você a passar uma escova com água e sabão de coco nas áreas atacadas. Você também pode mergulhar a raiz da sua planta em um balde com água e detergente. 

Como adubar um girassol no vaso?


Como cuidar de um girassol

Não tem como cuidar de um girassol no vaso sem adubar a sua planta.

Para adubar um girassol no vaso é indicado que você utilize o adubo químico. Isso porque ele não deixa nenhum cheiro no ambiente e também não atrai insetos. Ele pode ser encontrado em qualquer casa de material para jardinagem a um preço super acessível.

O ideal é realizar esse adubo pelo menos de 2 em 2 meses. O girassol é uma planta que necessita de um solo rico em nutrientes para que se desenvolva dentro do tempo esperado e com saúde. 

Conheça o adubo orgânico para girassol


Se você está buscando uma opção de adubo mais sustentável e que ofereça mais benefícios para a sua plantação, não deixe de conhecer um pouco mais sobre adubo orgânico. 

Ele é bastante usado para repor nutrientes em plantas que foram atacadas e oferece diversos benefícios para o desenvolvimento de todas as espécies.

O adubo orgânico é feito de resíduo animal e vegetal como grama, resto de alimentos, esterco, sobras de plantações, entre outros. 

Os principais benefícios desse tipo de adubo são os seguintes:

  • Maior retenção de água 
  • Diminui oscilações de temperatura
  • Fonte de nitrogênio e enxofre 
  • Econômico
  • Não prejudica o solo

Mas como nem tudo são flores, a adubação orgânica possui algumas desvantagens que você precisar saber. Uma delas e que provavelmente vai te incomodar um pouco mais é o mau cheiro. Por ser um produto feito por materiais que ainda vão passar ou já estão passando pelo processo de decomposição, acontece de liberar um odor, por isso ela é indicada apenas para lugares abertos. 

Outra coisa que você precisa saber é que esse é um processo bem mais lento quando comparado com a adubação química. 

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como cuidar de girassol no vaso, se arrisque nessa nova experiência. Acredito que aqui você encontrou todas as informações necessárias para realizar este cultivo de maneira saudável. 

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado ou que ao menos tenha te inspirado um pouco mais.

Recomendo que você veja também o artigo sobre quanto tempo dura a flor do girassol no vaso. Pois pode lhe interessar muito!