Boldo gosta de sol ou sombra?

Essa é uma das plantas medicinais mais conhecidas e usadas no Brasil. Por isso mesmo aprender a cultivá-la pode ser muito útil. Afinal, boldo gosta de sol ou sombra?

Com o crescente interesse em hortas, essa é uma espécie que não pode faltar, já que agrega inúmeros benefícios para a saúde e pode ajudar aliviando de forma rápida problemas diversos, como gastrite, azia, má digestão, gases e até mesmo melhorar a ressaca.

Publicidade:

Além de todas essas vantagens, a boa notícia é que essa é uma planta de fácil cultivo e muito adaptável. Entretanto, algumas especificações devem ser respeitadas se você quiser realmente ter bons resultados com essa espécie.

Então, para esclarecer todas essas questões, preparamos esse texto para você! Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para ter sempre boldo fresquinho em casa.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Boldo gosta de sol ou sombra?

Boldo gosta de sol ou sombra

Se formos responder de forma direta, o boldo gosta mais de sol do que de sombra. Isso não quer dizer necessariamente que essa planta demanda longos períodos de exposição solar direta.

Só que, para se desenvolver bem é necessário ser plantada em ambientes com bastante iluminação natural. Mas, de uma forma geral, apesar do ideal para a maioria das espécies ser o plantio a sol pleno, no mínimo, você precisa oferecer 4 horas de incidência solar direta.

Abaixo dessa média e em temperaturas demasiadamente frias, o boldo sofre com processos que podem retardar ou mesmo parar o seu desenvolvimento, adoecer as estruturas da planta, afetar a produção de folhas e a concentração de nutrientes, dentre outras coisas.

Por isso, se você for plantar em vasos, posicione o recipiente em um local adequado, ou, caso não haja, você pode ir mudando a planta de lugar no decorrer do dia para receber uma boa quantidade de luz solar.

O tamanho do recipiente também é importante, já que essa espécie pode atingir até 2 metros de altura. Por isso escolha um vaso correspondente, de tamanho médio/grande e que possua, no mínimo, 30 cm de altura.

Mas, vale dizer que, de uma forma geral, a propagação do boldo e o seu cultivo são muito simples. Sendo assim, agora que você já sabe se boldo gosta de sol ou sombra, vamos conferir como plantar essa espécie e dicas importantes de manejo.

Como plantar boldo?

Boldo gosta de sol ou sombra

Para plantar ou propagar, você só vai precisar de ramos de uma planta adulta. Se você for cultivar em vasos, o ideal é fazer uma camada inicial no recipiente com argila expandida ou brita, isso vai ajudar a água escoar mais adequadamente.

Confira também se no vaso já tem os furinhos de drenagem. Dito isso, confira o passo a passo:

  1. Selecione um galho de tamanho médio da planta mãe e que não possua flor e corte cuidadosamente;
  2. Remova as folhas inferiores, em média três dedos acima da base do caule;
  3. Corte o restante das folhas ao meio;
  4. Faça covas com aproximadamente 15 centímetros de profundidade e enterre o ramo até a metade;
  5. Regue bem e mantenha o solo sempre úmido nesse primeiro momento. Isso vai contribuir para que as raízes se desenvolvam;
  6. Não é recomendado nesse período a exposição solar direta e plena. Portanto, mantenha a muda em cultivo meia sombra.

Observação: também é possível plantar a partir de sementes, entretanto, essa maneira que explicamos acima é a forma mais prática e comum.

Dicas

  • Pelo menos duas vezes por ano realize uma poda nos galhos superiores. Os momentos ideais são no final do inverno e no início do outono;
  • A rega só deve ser feita para dar uma manutenção na umidade do solo. Geralmente uma vez na semana já é o suficiente. No verão, os intervalos devem ser menores.
  • O solo precisa possuir uma boa drenagem. Tanto o excesso de rega, quanto o acúmulo de água no substrato pode acabar matando o boldo, já que a tendência é que as raízes apodreçam;
  • As adubações são importantes para repor os nutrientes e fazer a planta produzir. Vale dizer que, que principalmente o fósforo deve ser reposto. Por isso, aposte em adubos orgânicos, como por exemplo esterco curtido de animais, especialmente o de aves, farinha de ossos, húmus de minhoca e receitas caseiras que utilizam a casca da banana.

Conclusão

Esperamos que a dúvida sobre se boldo gosta de sol ou sombra tenha sido devidamente esclarecida. Bem como, contamos que as informações e dicas do texto tenham contribuído para que você tenha ótimos resultados.

Conta pra gente o que você achou. Vamos realmente gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: