Açafrão gosta de sol ou sombra?

As especificações sobre a exposição solar é uma fator determinante para qualquer cultivo. Mas afinal, açafrão gosta de sol ou sombra?

Se você quer bons resultados no desenvolvimento dessa planta e, consequentemente, de produção das raízes, é muito importante considerar o local de cultivo.

Publicidade:

Lembrando que, quando estamos falando dessa espécie, na realidade nos referimos a cúrcuma ou açafrão da terra. Portanto, todas as recomendações de plantio estão baseadas nessa espécie e não no açafrão verdadeiro, que é um produto proveniente de uma flor.

Enfim, para esclarecer essa e outras dúvidas sobre a cultura dessa especiaria tão utilizada no Brasil, preparamos esse texto. Gostou? Vem com  gente e continue a leitura para saber como otimizar o seu cultivo.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Açafrão gosta de sol ou sombra?

Açafrão gosta de sol ou sombra

Sem dúvidas, açafrão gosta mais de sol do que de sombra. Por isso mesmo, o ideal é o cultivo a sol pleno. Seu desenvolvimento se dá também melhor em faixas de temperaturas mais altas, que ficam entre 20ºC e 30ºC.

Esse tempero é originário da Índia, mas encontrou nas regiões de climas tropicais do Brasil um ambiente adequado para a sua sobrevivência.

Portanto, é preciso ter em mente que o calor e a umidade são elementos chaves quando o assunto é ter bons resultados com o plantio do açafrão.

Por isso mesmo é importante saber qual a melhor época para iniciar o ciclo, respeitando essas condições climáticas mais apropriadas.

Vale dizer que o cultivo em meia sombra é possível também, e se tornou comum com a prática do plantio em vasos, especialmente dentro do contexto doméstico. Nesses casos, o ideal é posicionar a cúrcuma perto de janelas, em varandas ou sacadas.

Tenha em mente que você vai precisar fornecer no mínimo 8 horas de incidência solar direta para um bom desenvolvimento dos rizomas. No restante do dia, mantenha a planta em um ambiente que garanta bastante iluminação natural.

Em locais escuros ou com deficiência de iluminação a planta sofre um grande retardo e atrofiamento das estruturas que posteriormente serão consumidas. Além disso, pode facilmente adoecer e morrer.

Um outro elemento essencial e tão importante quanto a necessidade da luz solar é a rega. Agora que você já sabe se açafrão gosta de sol ou sombra, confira também sobre a irrigação e outros manejos importantes.

Como cuidar do açafrão da terra

Açafrão gosta de sol ou sombra

Bom, como mencionamos, essa é uma planta que demanda também bastante umidade. Por isso, geralmente se planta açafrão quando se inicia os períodos chuvosos de cada região.

Entretanto, em alguns locais, o volume de água pode ser menor do que o necessário e com isso haver a necessidade de uma irrigação. Ou, se você plantou açafrão em vasos, e não quer contar com a chuva para esse manejo.

Além disso, o solo precisa ter algumas características para o plantio, bem como algumas especificações também devem ser respeitadas. Vamos lá conferir?

  1. Regue com frequência a fim de manter o solo úmido. Mas cuidado com os excessos, já que, se você exagerar na irrigação pode acabar prejudicando o açafrão, fazendo os rizomas adoecerem e até mesmo começarem a apodrecer;
  2. O solo, dentro desse mesmo contexto, precisa possuir uma boa drenagem. Ou seja, deve possuir uma certa porosidade para que a água não se acumule. Além disso, é muito importante que seja um substrato fértil, rico em matéria orgânica;
  3. Dê preferência para solos arenosos-argilosos e faça uma adubação quando estiver preparando a terra para o plantio. Após 30 dias desse momento, refaça o processo a fim de repor os nutrientes essenciais;
  4. Essa é uma espécie que precisa de espaço para ter um bom crescimento. Portanto, você deve respeitar o distanciamento mínimo para que as plantas não entrem em competição e acabem se prejudicando. Sendo assim, deixe 60 cm entre linhas e 10 cm entre planta;
  5. Se você for utilizar um vaso, escolha um de tamanho médio e que tenha, no mínimo, 50 cm de profundidade.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido muito mais do que a dúvida sobre se açafrão gosta de sol ou sombra e com isso o seu cultivo seja otimizado garantindo ótimos resultados.

Bem como, contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis para você. Conta pra gente o que você achou e sobre a sua experiência. Vamos realmente gostar de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: