Bananeira produz quantas vezes?

uma dúvida muito comum para quem está pretendendo iniciar o plantio de bananas é: afinal, bananeira produz quantas vezes?

Isso porque, com essa informação se pode basear uma série de processos para adequar melhor a quantidade de plantas que serão cultivadas, levando em consideração a meta ou expectativa de cada produtor.

Publicidade:

Assim, você consegue se organizar independente do contexto do plantio, ou seja, com finalidades comerciais, agricultura familiar, ou mesmo no âmbito doméstico, que tem se tornado cada vez mais frequente.

Então, para responder a essa e outras questões relacionadas, preparamos esse texto. Portanto, vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais sobre essa cultura.

Bananeira produz quantas vezes?

Bananeira produz quantas vezes

Publicidade:

Cada bananeira produz apenas uma vez. Por isso mesmo, o ideal é cortar o pé e recomeçar o cultivo. Já que, depois que o cacho de frutas é colhido, nenhuma folha nova se desenvolve e a planta apenas vai secando aos poucos.

Portanto, você só estará acelerando um processo natural, que, se mantido, só ocupará o terreno, consumirá nutrientes e umidade do solo de forma desnecessária.

Além disso, quando a planta é cortada, as ramificações que ficam no solo, dispersadas pelo tronco, conseguem se desenvolver. Antes disso, como a “bananeira-mãe” é maior acaba sufocando as mudas, não permitindo que cresçam por falta de nutrientes.

Mas, vale dizer que, cada planta produz em média entre 10 a 12 pencas. Lembrando que, a quantidade de bananas em cada penca varia de cacho para cacho e de acordo com a posição desses conjuntos.

Ou seja, na primeira fileira pode haver até 36 frutas por penca, mas esse número vai diminuindo até as últimas posições no cacho, que geralmente contém entre 6 a 8 bananas.

Um outro ponto que devemos mencionar aqui é a duração do ciclo da banana, já que se a ideia é conseguir se organizar melhor em relação a produção, essa é uma informação tão importante quanto esclarecer a dúvida: “bananeira produz quantas vezes?”

Sendo assim, mesmo que haja algumas variações em relação a variedade cultivada, o ciclo de desenvolvimento dessa planta é, em média, de cerca de 12 a 14 meses. Mas claro, isso levando em conta as condições adequadas para o ciclo se dá dentro desse tempo.

Agora que você já esclareceu essa questão, vamos conferir os elementos fundamentais para se ter bons resultados com essa cultura.

Como fazer um pé de banana produzir melhor?

Bananeira produz quantas vezes

Basicamente você precisa tentar oferecer ao máximo as condições nas quais essa planta está adaptada. Levando em consideração que se trata de uma espécie nativa predominantemente de regiões tropicais.

Vale mencionar também que as especificações podem variar de acordo com a variedade que você irá cultivar, já que, como sabemos, são várias. Mas, de uma forma geral, as demandas principais são:

  • Exposição solar: se você é iniciante nesse processo, pode está se perguntando se bananeira gosta de sol ou sombra. Mas, na verdade, essa planta precisa de cerca de 12 horas de incidência solar direta para se desenvolver bem;
  • Temperatura: apesar de poder ser cultiva entre 15ºC e 35ºC, as temperaturas ideais para um ciclo de vida adequado fica entre 20ºC e 30ºC;
  • Época de plantio: é importante respeitar o momento adequado para o cultivo, não só pelas temperaturas mencionadas, mas também pelo volume de chuva;
  • Irrigação: em algumas regiões a precipitação não é adequado, sendo necessário uma irrigação complementar. Dessa forma, deve ser feita a fim de manter o solo úmido, mas nunca encharcado;
  • Solo: o solo mais recomendado é o arenoso-argiloso, que permite um escoamento adequado da água, evitando acúmulos. Da mesma forma, retém melhor a umidade e mantém a fertilidade durante o ciclo de desenvolvimento.
  • Adubação: a adubação deve ser feita por cova. Depois de preparar o solo é importante acrescentar matérias orgânicas, como esterco curtido, húmus de minhoca, farinha de ossos, cinzas, etc.

Dica: para se certificar das carências e ajustes necessários no solo onde você irá iniciar a plantação, o ideal é fazer uma análise do solo.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido muito mais do que a questão principal do texto, isto é, “bananeira produz quantas vezes?”. Assim, com as informações que reunimos contamos que você possa gerenciar melhor o plantio e obter ótimos resultados.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com o cultivo da bananeira. Vamos realmente gostar de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: