Suculenta gosta de sol ou sombra? Veja o que é melhor para essa planta

Mas afinal, suculenta gosta de sol ou sombra? Com tanta popularidade que ganhou ultimamente, essa é uma das dúvidas mais comuns.

Se você é um dos inúmeros apaixonados conquistados pela delicadeza e particularidade dessas plantas, você está no lugar certo!

Publicidade:

Aqui, reunimos informações importantes para esclarecer essa e outras questões que vão te ajudar a manter as suas plantinhas lindas, saudáveis e se desenvolvendo perfeitamente bem.

Gostou? Tem muito mais! Então vem com a gente e continue a leitura.

Suculenta gosta de sol ou sombra?

Suculenta gosta de sol ou sombra

Publicidade:

Na realidade existem suculentas que preferem sol e outras que preferem sombra. Mas, de qualquer forma, meia sombra é o mais indicado para qualquer tipo.

Manter a planta a sol pleno durante todo o dia, mesmo para as espécies mais adaptadas a receber essa incidência solar, pode gerar problemas, especialmente em temperaturas mais elevadas.

Da mesma forma, se a planta não receber no mínimo 4 horas de exposição solar por dia, provavelmente o cultivo será inviável. Dessa forma, sempre opte por mantê-las perto de locais que recebam bastante luminosidade, mesmo que de forma indireta.

Alguns exemplos de suculentas de sombra são: flor-de-maio, cacto-macarrão, dedo-de-moça, orelha-de-elefante, planta diamante, planta fantasma, dentre outras.

No caso de espécies como as echeverias, por exemplo, que são um dos gêneros mais comuns, a luz solar de forma mais intensa provoca alterações nas cores, o que é bastante apreciado. Quanto mais sol, nesses casos, mais as pontas da suculenta assumem um tom avermelhado.

Vale dizer ainda que existem as suculentas cactáceas, ou seja, os cactos. Esses demandam um período sob o sol muito maior. Nesse caso, o ideal mesmo é que essa planta receba o máximo da energia solar, portanto, escolha locais onde essa incidência seja direta.

Agora que você já sabe se suculenta gosta de sol ou sombra, confira outras informações importantes para o manejo e cuidado adequado com esse tipo de planta.

Cuidados que você precisa ter com as suculentas

Suculenta gosta de sol ou sombra

Além da questão da luminosidade, que é um dos aspectos principais para o desenvolvimento, é necessário se atentar ainda a certas especificações que esse tipo de planta tem.

Para isso, é importante levar em consideração, antes de tudo que as suculentas são nativas de regiões onde o clima é quente e seco. Dessa forma são adaptadas para sobreviver com pouca irrigação.

Levando isso em consideração podemos mencionar dois elementos essenciais dentro desse contexto de manejos adequados: as características do solo e a frequência de irrigação.

Como deve ser o solo?

Quando compramos mudas, geralmente elas vem em vasos pequenos e com pouca quantidade de terra. Apesar de ser possível mantê-las nesse recipiente, muitas pessoas desejam fazer o transplante para um local maior onde a planta possa se desenvolver melhor.

Vale mencionar também que os vasos não precisam ser muito fundos. Se a ideia é proporcionar um maior crescimento, opte por recipientes amplos e relativamente rasos, já que as suculentas possuem raízes curtas.

De qualquer forma, o mais importante em relação ao solo é que este deve possuir uma boa drenagem. O acúmulo de água é extremamente prejudicial para a planta e pode fazer facilmente as raízes apodrecerem.

Observação: a utilização de pratinhos não é recomendada.

Uma dica legal é:

  1. Fazer uma camada no fundo do vaso com pedriscos;
  2. Cobrir essa camada com uma manta de poliéster;
  3. Acrescentar o substrato, que deve ser uma mistura de areia, terra vegetal e compostos orgânicos;
  4. Por fim, fazer o transplante de forma cuidadosa.

Você pode fazer um adubo orgânico caseiro para ajudar no desenvolvimento da suas plantinhas.

Como deve ser feita a rega das suculentas?

As suculentas retém bastante líquido nas suas folhas, e por isso não demandam uma irrigação frequente. Assim como os cactos, essa espécie prefere o solo mais seco. Então, para estabelecer o intervalo da rega você deve considerar a umidade da sua região.

De uma forma geral, o ideal é molhar as plantas uma vez por semana de forma leve no verão. Já no inverno, o intervalo deve ser maior, isto é, a cada 15 dias. Atenção a quantidade! Jamais deixe a terra encharcada.

Vale mencionar também que a água não deve ser direcionada para as folhas, certifique-se de irrigar apenas o solo.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Bom, esperamos que a sua dúvida sobre se suculenta gosta de sol ou sombra tenha sido devidamente esclarecida. Também contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis para você.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto, bem como, a sua experiência com esse tipo de cultivo.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: