Quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos?

Está curioso para saber quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos? Vem com a gente conferir essa e outras informações sobre esse cultivo.

Afinal, quando iniciamos um plantio, em especial de espécies frutíferas, estamos interessados nos resultados. Portanto, essa é uma dúvida muito comum, tanto para quem tem por objetivo a comercialização quanto para quem pretende plantar apenas uma árvore.

Publicidade:

Para responder a essa e outras questões relacionadas, preparamos esse texto. Dessa forma, além de esclarecer a sua dúvida principal, você ainda vai poder conferir dicas para ajudar a acelerar o processo de produção.

Gostou? Continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos?

Quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos

Um pé de abacate leva em média 3 anos para começar a produzir no caso de árvores provenientes de enxertia. Ou seja, existe uma otimização em relação ao tempo se comparado ao cultivo iniciado a partir de sementes.

A enxertia é uma técnica muito utilizada na agricultura que proporciona a união de duas espécies diferentes, ajudando assim no desenvolvimento da planta escolhida a partir da estrutura vegetal de uma mais adaptada ao local de cultivo.

Com isso, o abacate consegue se desenvolver em solos que não seriam tão adequados e também em condições climáticas diversas.

Se você pretende começar o seu cultivo a partir de uma muda enxertada, que é o mais recomendado e utilizado, é importante procurar viveiros confiáveis e se informar melhor sobre as características da muda.

No caso do plantio feito por sementes ou por mudas simples, o tempo médio é entre 4 a 5 anos para o início da produção. Já que, existe ainda todo o processo de germinação, desenvolvimento inicial do ciclo e o próprio ritmo da espécie para uma maturação.

De qualquer maneira, mesmo que pareça um período longo, é importante ter em mente que quando o abacateiro alcança essa fase no seu ciclo de desenvolvimento, é possível ter uma produção longa durante o ano e em grandes quantidades.

Lembrando que esse é um cultivo bastante rentável, já que se trata de uma fruta extremamente versátil que possibilita um uso para além do consumo in natura e para a preparação de receitas diversas.

Além disso existe tanto uma demanda interna quanto par ao mercado exterior.

Agora que você já sabe quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos, confira os elementos principais para ajudar a ter melhores resultados em relação ao tempo e a qualidade dos frutos.

O que fazer para o pé de abacate produzir mais rápido?

Quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos

Tendo em mente que uma planta adulta pode chegar a produzir 600 kg por planta ao ano, além de saber como otimizar o cultivo em relação ao tempo, alguns manejos vão ajudar também em relação a produtividade e qualidade.

Vamos conferir algumas dicas?

  • Atenção a posição adequada do caroço quando for iniciar o processo de germinação. A parte superior é a pontuda e esta não deve ser coberta com terra, ou, no caso do processo iniciar na água, submersa.
  • Adubações são muito importantes! Isso vai garantir os nutrientes necessários para que o desenvolvimento aconteça de forma plena. Sendo assim, utilize boas quantidades de matéria orgânica no preparo do solo e realize manutenções periódicas com nutrientes essenciais;
  • O manejo com as adubações devem acontecer de acordo com o momento em que o ciclo produtivo do abacateiro se encontra;
  • O solo também precisa possuir uma boa drenagem, especialmente porque as regas não devem possuir intervalos muito longos. Da mesma forma, por ser uma árvore de porte grande a quantidade de água necessária para atender as necessidades da planta e para a formação dos frutos é proporcional;
  • Atenção a cultura de ervas daninhas. Por ter raízes relativamente superficiais, o abacateiro sofre muito com a competição entre essas plantas indesejadas. Portanto, pode provocar inúmeros prejuízos;
  • Realize podas para estimular a renovação das árvores e para beneficiar a produção de frutos. Mas atenção a poda é um trato cultural que deve ser bem executado.

Confira abaixo um vídeo para te ajudar nesse processo de poda.

Dica: sendo o solo um dos componentes principais para acelerar o processo de desenvolvimento dos frutos, é aconselhável uma teste de análise do mesmo. Assim você pode suprir as carências de forma mais assertiva e adequar o pH, caso seja necessário.

Atenção: se você for plantar o pé de abacate através de uma semente ou muda simples, é importante levar em consideração as exigências climáticas da variedade escolhida para definir a que melhor se adapta as condições da sua região.

Caso contrário, provavelmente a árvore não produzirá frutos.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido a sua dúvida em relação a média de quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos e os fatores que influenciam nesse tempo.

Da mesma forma, contamos que as informações que reunimos aqui tenham sido úteis. Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sua opinião e também a sua experiência com esse plantio.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: