Qual a posição de plantar o caroço de abacate?

Saber qual a posição de plantar o caroço de abacate é indispensável para que a germinação da semente seja possível.

Sendo assim, para esclarecer essa dúvida essencial e outras questões importantes sobre o plantio, preparamos esse texto completo para você. Dessa forma, você vai poder realizar os processos iniciais de forma adequada e conseguir bons resultados com a muda.

Publicidade:

Além disso, é claro, ainda reunimos dicas sobre manejos que vão contribuir para a qualidade do ciclo de desenvolvimento e produção do seu abacateiro. Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Qual a posição de plantar o caroço de abacate?

Qual a posição de plantar o caroço de abacate

Publicidade:

A posição correta de plantar o caroço de abacate é com a parte pontuda para cima. Inclusive, esse lado da semente não deve ser coberto com a terra. Isso porque é da parte superior dessa estrutura que se desenvolve o broto, que mais tarde se tornará uma muda.

Você pode plantar o caroço diretamente no solo, ou realizar a germinação previamente na água. Do mesmo modo,  nessa técnica a semente deve ser posicionada de forma que apenas a base permaneça submersa.

Por isso, é necessário a utilização de palitos de dente para dar um suporte para a semente. O processo é na realidade bem simples, você precisa perfurar o caroço utilizando quatro palitos, distribuindo dois em cada lado formando uma espécie de X.

Depois encha um copo de vidro com água e certifique-se de deixar cerca de 2 a 3 centímetros, a depender do tamanho da semente, para fora do recipiente.

Em algumas semanas o processo de germinação se inicia e a partir do segundo mês já é possível observar o desenvolvimento do broto na parte superior e uma raiz principal com ramificações na base.

É muito importante conhecer a qual a posição de plantar o caroço de abacate, já que, se feito de forma invertida, você não terá resultados.

Vale mencionar ainda que, tanto para o processo realizado diretamente em um substrato ou para aquele que primeiramente se utiliza a técnica mencionada, é importante que a muda atinja uma certa maturidade em um vaso para ser transplantada para o seu local definitivo.

Bom, agora que você já sabe qual a posição de plantar o caroço de abacate, vamos conferir o que fazer depois dessa etapa para se garantir um bom desenvolvimento da muda? Confira!

Como cultivar abacate a partir do caroço?

Qual a posição de plantar o caroço de abacate

Antes de tudo, é importante dizer, que o plantio feito a partir de sementes é muito mais complicado do que a técnica mais utilizada pelos produtores, ou seja, através de mudas enxertadas.

Isso porque, se não for oferecido as condições adequadas para um desenvolvimento pleno da variedade específica que você irá cultivar, é provável que não haja a produção de frutos.

Com a utilização de plantas produzidas pelo processo de enxertia, ou seja, a união do abacateiro com uma outra espécie de mais fácil desenvolvimento, o cultivo se torna mais simples e os resultados melhores.

De qualquer forma, se você realmente pretende iniciar um plantio a partir do caroço, deve levar em conta, principalmente, as condições climáticas da sua região para se definir a variedade mais adequada.

Dito isso, siga o passa a passo abaixo para dar continuidade ao processo de plantação.

Germinação na água

  1. No caso da germinação feita previamente na água. o broto deve permanecer ali até que desenvolva folhas e alcance em média 20 centímetros de altura. Atenção: é importante ir trocando a água pelo menos semanalmente;
  2. Quando alcançar esse tamanho, realize uma poda e aguarde novamente as folhas crescerem;
  3. Depois disso, você pode retirar os palitos com cuidado e transferir o broto para um vaso de tamanho mediano e com uma profundidade considerável;
  4. Certifique-se de utilizar uma terra de qualidade, enriquecida com matéria orgânica e que possua uma boa drenagem. Ou seja, não deve ser um solo pesado. Da mesma forma, o vaso deve possuir aqueles furinhos para a água escoar;
  5. Quando a muda crescer o suficiente, se tornando inadequada para o tamanho do vaso, você pode fazer o transplante para o solo, onde crescerá.

Plantio diretamente no solo

  1. Higienize o caroço do abacate e plante-o em um solo fértil, fofo e com boa drenagem;
  2. Da mesma forma, a recomendação é que a produção da muda comece inicialmente em um vaso para depois ser transferido para o solo direto.
  3. Leve em consideração a posição correta para o plantio e a especificação para que a parte superior não fique coberta com terra;
  4. Quando a muda alcançar uma certa maturidade e tamanho, realize fertilizações periódicas para garantir os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Dicas:

  • No início do ciclo é muito importante manter o solo úmido. Mas cuidado com exageros, não deve ficar encharcado;
  • Posicione o vaso em um local que receba uma boa quantidade de luz solar;
  • A preparação do solo é indispensável quando você for fazer o transplante da muda e deve haver reposições nutricionais durante os estágios de desenvolvimento, em qualquer das formas de cultivo.

Conclusão

Esperamos que o texto tenha esclarecido, não só a sua dúvida sobre qual a posição de plantar o caroço de abacate, mas também muitas outras questões relacionadas a esse cultivo.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar de saber sobre a sua experiência com o plantio através das sementes.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: