Quanto tempo leva para mandioca brotar?

Quer saber quanto tempo leva para mandioca brotar? Vem com a gente conferir essa e outras informações sobre o ciclo dessa planta.

Essa é uma dúvida bastante comum para quem está iniciando nessa cultura, bem como, em relação ao tempo para a colheita. Para responder a essa e outras questões fundamentais, preparamos esse texto com muitas informações importantes.

Publicidade:

Gostou? Continue a leitura para saber muito mais!

Quanto tempo leva para mandioca brotar?

Quanto tempo leva para mandioca brotar

A mandioca leva cerca de 8 a 10 dias para brotar e a fase se completa geralmente em 15 dias, ou seja, apresentando os primeiros talos com pequenas folhas.

Publicidade:

Entretanto, essa média pode variar a depender de alguns fatores externos, como as condições climáticas, e o manejo adequado da cultura.

Por isso mesmo, é muito importante saber qual o melhor momento de se iniciar o cultivo dessa raiz na sua região. Isso porque dois fatores fundamentais devem ser considerados: a temperatura e a umidade.

Portanto, tanto o período médio de brotação quanto todo o ciclo de desenvolvimento do cultivo serão influenciados por isso. A mandioca vai se desenvolver melhor em climas quentes e em épocas chuvosas.

Esse período recomendado também ajuda a controlar o aparecimento de ervas daninhas, pragas e fungos, que podem comprometer muito a planta e gerar danos graves em relação a produtividade.

Vale mencionar também que essa é uma planta considerada de ciclo longo, sendo assim, a colheita vai ocorrer em cerca de 12 a 18 meses após a brotação.

Bom, como mencionamos, além do clima da região, alguns elementos são indispensáveis para que a sua plantação se desenvolva plenamente e a sua colheita seja realmente satisfatória.

Portanto, agora que você sabe quanto tempo leva para mandioca brotar, veja o que você precisa se atentar antes de iniciar o cultivo desse alimento.

Dicas para cultivar mandioca

Quanto tempo leva para mandioca brotar

Conhecer as especificações de uma cultura é essencial para se garantir bons resultados. Tendo em mente as demandas principais do pé de mandioca, você vai poder oferecer de forma mais adequada esses elementos.

Isso também vai refletir diretamente nas médias de tempo entre os estágios de crescimento. Dito isso, vamos conferir as dicas para acertar em cheio nesse cultivo!

Solo

Essa é uma planta que não demanda muito do solo, é possível inclusive realizar o plantio mesmo em solos que não sejam muito férteis.

A especificação principal nesse caso é que o solo possua uma boa drenagem. O acúmulo de água pode causar muitos problemas e doenças, em casos mais graves levar ao apodrecimento das raízes.

Também é fundamental que não seja pesado, como é o caso dos argilosos e compactados. Isso pode acabar comprometendo o crescimento da mandioca. O ideal é que seja permeável.

Mas claro, se a terra for rica em matéria orgânica e fértil contribuirá muito para bons resultados. Lembre-se de limpar a área para remover plantas que possam competir com os pés de mandioca.

Regas

A escolha do período chuvoso para se começar a plantar mandioca se dá principalmente porque, em especial nos 5 primeiros meses após o plantio, a planta é muito sensível a deficiência de água.

Portanto, se a chuva não estiver ajudando, mantenha sempre o solo úmido, mas cuidado com os excessos, não permita que a terra fique encharcada.

Depois que os pés alcançam uma certa maturidade, eles se tornam mais resistentes, podendo inclusive suportar períodos de seca.

Espaçamento

Respeitar o distanciamento adequado entre os pés também é muito importante para que as plantas não passem a competir entre si pelos elementos básicos de desenvolvimento, como os nutrientes do solo, a água, a luminosidade solar, etc.

Isso consequentemente vai afetar a produtividade podendo gerar muitos prejuízos. Dessa forma, o espaçamento recomendado é de aproximadamente 1 metro entre as fileiras e de 50 a 60 cm entre as plantas.

Observações:

  • A exposição solar direta é o mais indicado, mas também é possível plantar em meia sombra. Entretanto, vale dizer, sem uma boa luminosidade a planta não se desenvolve adequadamente;
  • A poda deve ser feita nos períodos de inverno. Esse é o momento em que a planta vai entrar em um processo de dormência. Podar os galhos menores vai ajudar o pé de mandioca a preservar suas hastes e raízes;
  • Opte sempre por realizar o plantio na fase da lua minguante. Nesse momento o cultivo de raízes diversas e tubérculos são beneficiados.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Bom, esperamos que a sua dúvida sobre quanto tempo leva para mandioca brotar tenha sido devidamente esclarecida. Da mesma forma, contamos que as informações e dicas tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou. Vamos adorar saber sobre a sua experiência com essa cultura, bem como, a sua opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: