Como saber se a mandioca está boa para colher?

Uma dúvida bem comum entre os produtores que estão iniciando nessa cultura é: como saber se a mandioca está boa para colher?

Afinal, essa é uma planta que possui um ciclo longo, logo, se você não souber identificar as características que a parte externa do vegetal apresenta, será difícil saber o momento ideal da colheita, o que pode gerar problemas.

Publicidade:

Mas não se preocupe! Para esclarecer essa questão, e também sanar outras dúvidas, preparamos esse texto. Reunimos aqui informações diversas e importantes para que você consiga realmente bons resultados na sua plantação.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber mais.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Como saber se a mandioca está boa para colher?

Como saber se a mandioca está boa para colher

Para identificar se a mandioca está boa para colher é importante observar as folhas da planta. Quando a planta entra no chamado momento de repouso, que acontece quando as condições climáticas não estão favoráveis, as folhas começam a cair.

Nesse momento do ciclo da planta, como uma estratégia de sobrevivência, o pé de mandioca passa a concentrar a sua força de desenvolvimento nas raízes e talos principais.

Logo, além das folhas começarem a ficar amareladas e cair, é possível identificar esse período também pelo tamanho das remanescentes, ou seja, consideravelmente menor do que durante os outros estágios de crescimento.

Isso vai significar que as raízes, nesse momento, estão com uma grande concentração de amido, o que indica que é um bom momento para se realizar a colheita.

Mas a mandioca, como mencionamos, possui um ciclo de desenvolvimento longo e a colheita só poderá ser feita, em média, a partir do oitavo mês após o plantio.

Mas isso vai depender tantos dos fatores externos quanto do manejo adequado da cultura, podendo assim variar bastante.

Quer uma dica legal para você utilizar no momento da colheita? Confira abaixo!

Qual a melhor lua para colher mandioca?

Além de analisar as características da planta que mencionamos e respeitar o período de desenvolvimento das raízes, uma dica muito importante é levar em consideração a fase da lua.

Muita pessoas acham que esse conhecimento se trata de uma crendice popular. Entretanto, existe uma explicação fundamentada em uma forte base empírica que nos ajuda a entender melhor esse processo.

É uma fato que a lua possui uma força gravitacional que atua em todo o planeta e pode ser observado, por exemplo, nas altas e baixas das marés. Em relação aos cultivos, essa força vai condicionar a seiva das plantas e se concentrarem em determinadas partes das plantas.

Como a mandioca se trata de uma raiz, a melhor fase para se colher, bem como para se plantar, é na lua minguante. Isso porque esse é o momento onde essa influência é mínima, fazendo com quê a seiva desça e se concentre nas raízes.

Portanto, conhecer as fases da lua e realizar a colheita no momento mais propício vai garantir resultados ainda melhores.

Dicas para um bom cultivo da mandioca

Como saber se a mandioca está boa para colher

Apesar dessa ser uma planta que não demanda tantas especificações de cultivo, principalmente em relação ao solo, existem algumas necessidades essenciais que precisam ser atendidas para que se garanta um bom desenvolvimento.

Confira abaixo algumas dicas de manejo para otimizar a sua plantação e, consequentemente, melhorar a sua colheita:

  • Essa cultura é possível até em solos com pouca fertilidade. Entretanto, é muito importante que a área de plantação possua uma boa drenagem;
  • O solo também não deve ser pesado ou compactado, como os argilosos. Isso pode comprometer o desenvolvimento das raízes;
  • No início do ciclo a falta de água é extremamente prejudicial. Portanto, é muito importante saber qual a melhor época para se iniciar esse cultivo de acordo com a sua região, para que coincida com os períodos de chuva;
  • O pé de mandioca se desenvolve melhor em temperaturas quentes e necessita de muita luminosidade, que pode ser direta ou meia sombra, para crescer plenamente;
  • Atenção ao espaçamento ideal entre as plantas e ao controle de culturas de ervas daninhas, para que não haja competição pelos elementos básicos para o desenvolvimento, o que logicamente vai gerar prejuízos.

Conclusão

Esperamos que as informações do texto tenham ajudado você a como saber se a mandioca está boa para colher. Também contamos que as dicas tenham sido úteis e contribuam para que a sua colheita seja satisfatória.

Conta pra gente depois o que você achou, vamos gostar muito de saber a sua opinião e também sobre a sua experiência com o plantio da mandioca.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: