Quanto tempo dura um pé de morango?

Quer saber quanto tempo dura um pé de morango? Vem com a gente descobrir!

Muitas pessoas acreditam que a duração de um pé de morango equivale ao ciclo de produção, que fica em torno de 90 dias. Mas será que isso é verdade?

Publicidade:

Bom, para responder essa e outras dúvidas comuns sobre o cultivo e manejo dessa planta preparamos esse artigo com muitas informações relevantes para quem começou ou está interessado em iniciar o plantio.

Além disso, você vai poder conferir dicas muito úteis para te ajudar a desenvolver os seus morangueiros com muito mais saúde e vitalidade, o que vai refletir diretamente na colheita.

Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Publicidade:

Quanto tempo dura um pé de morango?

Quanto tempo dura um pé de morango

Um pé de morango dura em média três anos. Claro, se todas as etapas do seu desenvolvimento forem adequadas e se a planta continuar recendo todos os elementos necessários para que a produção se prolongue assim.

Sendo assim, os cuidados devem ser tomados desde a germinação das sementes para a produção de boas mudas.

Isso porque, em geral, essas são plantas sensíveis, logo, mudas saudáveis e resistentes irão ajudar muito no desenvolvimento, bem como, na longevidade.

Especialmente nessa etapa, você deve apostar em um solo muito fértil e com uma grande quantidade de matéria orgânica. A escolha de sementes de qualidade também é fundamental.

A rega deve ser constante, feita uma vez por dia pela manhã. Dessa forma a terra se mantém úmida durante o dia e, com um bom sistema de drenagem, não fica encharcada. Também é necessário uma exposição solar em média por 6 horas diárias.

Outro fator essencial, justamente pela necessidade dessa incidência solar, é o local do plantio. Isso porque, apesar da necessidade da luminosidade direta, o morangueiro se desenvolve melhor em temperaturas amenas.

Por isso, prefira locais onde o sol incide pela manhã, ou no final da tarde.

Durante o desenvolvimento das plantas, é muito importante realizar adubação com frequência. Você pode comprar esses produtos em lojas de produtos agrícolas ou preparar receitas caseiras.

Com certeza a vida do morangueiro se prolonga em cultivos feitos em estufas. Isso porque fatores externos, principalmente, podem ser melhor controlados.

Já que essa planta não suporta extremos climáticos, como chuvas excessivas, geadas, temperaturas muito elevadas, secas, dentre outras coisas.

Em resumo, mantendo as condições apropriadas e constantes, você conseguirá atingir a expectativa de duração de um morangueiro.

Dicas para prolongar a vida do morangueiro

Quanto tempo dura um pé de morango

Bom, agora que você sabe quanto tempo dura um pé de morango, em média, ficou claro que se trata de uma planta perene, ou seja, que se mantém em desenvolvimento para uma nova colheita depois do primeiro ciclo.

Além de prolongar a duração de um pé de morango, um bom manejo pode te ajudar a produzir durante todo o ano, aumentar a quantidade de frutos, bem como, a qualidade dos morangos.

Portanto, anote aí essas dicas de ouro que farão toda diferença na sua plantação:

  • Na rega, não permita que a água tenha contato com os morangos que estão em desenvolvimento, apesar do morangueiro gostar da irrigação, os frutos se prejudicam se molhados;
  • Muita atenção com a proliferação de fungos e doenças relacionadas, isso pode fazer a produtividade reduzir até mais de 70%. Dê preferência a inseticidas naturais para fazer a prevenção e tratamento, assim você terá morangos orgânicos;
  • Remova sempre as folhas mais antigas que ficam próximas ao solo, amareladas ou danificadas;
  • Foque principalmente na reposições frequentes de nutrientes como o potássio, cálcio e o nitrogênio. São elementos essenciais para o desenvolvimento do morangueiro;
  • Escolha a melhor época para iniciar o cultivo das plantas, que deve se dar no outono ou inverno, para que na primavera aconteça a colheita;
  • Opte por plantas pendentes, para que os frutos não toquem na terra;
  • A fase da lua ideal para o plantio, bem como para qualquer manejo relacionado aos pés de morango, como a adubação, fertilização e transplante de mudas é a lua crescente, isso porque a seiva se concentra mais no caule, folhas e ramos.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Espero que com as informações do texto a sua dúvida sobre quanto tempo dura um pé de morango tenha sido devidamente esclarecida, bem como, que as informações e dicas te ajudem a alcançar essa expectativa com excelentes resultados.

Conta para a gente depois sobre a sua experiência com esse cultivo e se as dicas foram úteis, vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: