Qual o melhor adubo para melancia? Melhores opções para usar

Quer descobrir qual o melhor adubo para melancia? Então vem com a gente!

Entender sobre as necessidades nutricionais dessa planta é essencial para que você as forneça de forma adequada e assim, contribua para que o desenvolvimento de todas as etapas aconteça de forma plena.

Publicidade:

Então, para esclarecer essa e outras dúvidas comuns entre os pequenos e grandes produtores, preparamos esse texto repleto de informações importantes.

Dessa forma você vai poder se atentar para algumas demandas fundamentais desse cultivo e ter ótimos resultados. Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Qual o melhor adubo para melancia? Melhores opções para usar

Qual o melhor adubo para melancia

Publicidade:

O melhor adubo para a melancia são aqueles ricos em potássio, nitrogênio, fósforo e cálcio, principalmente.

Esses são elementos básicos e essenciais para um bom desenvolvimento, engrossamento da casca, retenção de líquido, aumento na produção e qualidade do sabor do fruto.

Mas, vale dizer que, cada etapa do processo de crescimento do pé de melancia, até o amadurecimento dos frutos, vão demandar para além desses nutrientes, outros complementares.

Como por exemplo o enxofre, magnésio, cobre, zinco, dentre outros. Você pode comprar esses componentes industrializados em qualquer loja destinada a venda de  produtos agrícolas.

Caso você tenha uma grande produção, realmente é o mais indicado. Se você quiser se aprofundar no assunto em relação a tabela de adubação para melancias para atender as demandas por fases, confira o vídeo abaixo:

Entretanto, vale dizer que, é possível realizar a adubação do seu plantio utilizando ingredientes naturais, como compostos orgânicos, húmus de minhoca, terra de compostagem, alguns alimentos, dentre outras coisas.

Partindo daí, vamos conferir as melhores opções para quem quer utilizar adubos caseiros e ainda ter excelentes resultados na colheita.

1 – Esterco animal

O esterco animal, que pode ser utilizado dos mais variados tipos, como o bovino, equino, de aves, etc, é um grande aliado na produção de qualquer planta.

Isso porque é uma excelente fonte de nutrientes, em especial nitrogênio, fósforo e potássio. Esses elementos não são muito absorvidos na digestão animal e permanecem em grandes proporções no esterco. Entretanto, é essencial que este seja curtido antes do uso.

Por isso, o mais prático é comprar esse produto diretamente em lojas de jardinagem ou de produtos agrícolas. Essa é uma técnica incrível para agregar muito valor nutritivo ao solo.

Deve ser misturado a terra de plantio desde o início, e ir sendo reposto no decorrer do desenvolvimento da planta, de preferência dissolvido em água para facilitar e otimizar a aplicação no solo já germinado.

2 – Borra de café

A borra de café é um excelente fertilizante para as suas plantas, principalmente por ser rico em nitrogênio que, como já mencionamos, faz parte dos nutrientes básicos que o pé de melancia precisa para se desenvolver.

Além disso, existe ainda o benefício desse alimento atuar como fungicida e inseticida natural, ajudando no trato de culturas.

A melhor forma de se utilizar esse componente é separar uma porção de terra vegetal e misturar com a borra de café. A proporção ideal são duas partes de terra com uma parte de borra.

Também é importante deixar essa terra descansar por cerca de 4 dias antes de utilizá-la na adubação.

4 – Casca de banana

A casca de banana é um potente fornecedor de potássio. Esse elemento é um dos principais responsáveis pelo crescimento do fruto que se dá pela retenção de líquido, que é essencial visto que a melancia é 90% água, aproximadamente.

Além disso, também é uma ótima fonte de fósforo, que beneficia muito todos os ciclos de desenvolvimento da planta.

Para utilizá-la basta picar a casca bem pequena, ou mesmo bater no liquidificador ou processador, e misturar depois a terra.

5 – Casca de ovo

A casca do ovo vai fornecer ótimas quantidades de cálcio. O que é interessante no uso desse ingrediente para fertilizantes naturais é que o cálcio vai sendo liberado gradualmente a medida em que a planta vai sendo irrigada.

Para isso, basta triturar bem uma quantidade que seja suficiente para que o solo perto da raiz seja coberto com as cascas.

Vale dizer que, já que a rega da melancia ocorre com muita frequência, o ideal é fazer essa reposição mensalmente para garantir boas quantidades desse nutriente no solo.

Além desses citados, você pode agregar mais nutrientes com cascas de vegetais, vermiculita, farinha de osso, cinzas de madeira, dentre outros.

Por fim, vale mencionar que, o cultivo na época correta, bem como, na fase da lua mais propícia, faz toda diferença na colheita e nas fases de crescimento.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Agora que você conhece qual o melhor adubo para melancia, levando em consideração as necessidades fundamentais dessa planta, espero que o seu cultivo tenha resultados incríveis.

Visto que a adubação é parte essencial para que isso possa realmente acontecer. Bom, contamos também que as informações do texto tenham sido úteis para você e que algumas dúvidas tenham sido esclarecidas.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: