Qual o melhor adubo para abóbora?

A adubação é uma etapa essencial para se ter bons resultados em qualquer cultivo. Mas afinal, qual o melhor adubo para abóbora? 

As demandas nutricionais vão variar de acordo com a espécie e entender essas características vai te permitir fornecer os elementos essenciais para que as suas plantas cresçam com vitalidade, resistência e que produzam frutos de qualidade.

Publicidade:

Então, para responder a essa e outras dúvidas comuns, preparamos esse texto. Reunimos aqui informações importantes para qualquer tipo de produtor. Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Qual o melhor adubo para abóbora?

Qual o melhor adubo para abóbora

Publicidade:

O melhor adubo para a abóbora são aqueles que possuem principalmente boas quantidades de potássio. Esse já é um nutriente indispensável para qualquer produção, entretanto, no caso das abóboras, está diretamente ligado ao desenvolvimento de diversos aspectos do fruto.

Por exemplo, a coloração que o alimento terá, o tamanho dos frutos, a resistência em relação a vários fatores, acidez e valor nutritivo das abóboras.

Portanto, esse sem dúvida é um elemento indispensável para se ter bons resultados. Até porque, o potássio é o nutriente mais absorvido pela planta na fase de frutificação.

Entretanto, para se definir o melhor adubo, é necessário considerar também o estágio do ciclo de desenvolvimento que a planta está.

Por isso, o ideal mesmo é fazer um teste de análise do solo. Dessa forma, define-se as carências que precisam ser supridas e correções necessárias, como o pH, por exemplo.

Além de, é claro, ajustar a quantidade dos nutrientes que serão agregados durante o ciclo de desenvolvimento.

A depender do tamanho do seu cultivo e da finalidade, você pode optar por adubos caseiros ou a adubação completa, utilizando elementos específicos.

Mas, de uma forma geral, boas quantidades de matéria orgânica são indispensáveis. Dessa forma, você pode utilizar, por exemplo, esterco animal curtido, tanto na preparação do solo quanto para ir repond0 os nutrientes depois do plantio.

Bom, agora que você já sabe qual o melhor adubo para abóbora, vamos conferir mais especificamente o quê utilizar para a realização desse manejo necessário e assim obter excelentes resultados com a colheita.

Como fazer a adubação completa da abóbora?

Qual o melhor adubo para abóbora

Antes de tudo, devemos esclarecer que sim o potássio é o nutriente que a planta mais retém nos frutos. Entretanto, outros elementos são tão essenciais quanto este no decorrer do ciclo de desenvolvimento.

Na fase vegetativa, por exemplo, o fósforo é o nutriente principal,. Para além disso, existe a demanda de outras substâncias, como o nitrogênio e o cálcio, por exemplo. Por tanto, para fazer uma adubação completa e adequada deve-se levar em consideração esses aspectos.

Mas, para que você entenda melhor sobre esse processo é importante ter uma noção básica sobre os fertilizantes. Sendo assim, esses produtos são categorizados pela quantidade dos macronutrientes, ou seja, Nitrogênio, Fósforo e Potássio – NPK.

Por exemplo, um fertilizante 5-15-5, vai corresponder as quantidades:

  • 5% de nitrogênio;
  • 15% de fósforo;
  • 5% de potássio.

Agora, para a adubação da abóbora, levando em consideração as demandas de cada estágio desse ciclo, recomenda-se:

  • Esterco de curral curtido: na preparação do solo antes do plantio. É importante fazer essa adubação por cova;
  • Nitrato de cálcio: que deve ser aplicado ao redor das covas;
  • NPK 6-24-12: para o início do ciclo até uma certa maturidade das plantas, reaplicando em volta do caule que se desenvolveu;
  • NPK 16-16-16: do início da floração até o término da cultura.

Para você entender melhor o passo a passo, confira o vídeo abaixo:

Observação: também é interessante enriquecer o solo com superfosfato simples e cloreto de potássio.

Dicas de adubos caseiros para a abóbora

  • Casca de banana – possui grandes quantidades de potássio e fósforo;
  • Borra de café – é uma excelente fonte de nitrogênio para as plantas;
  • Casca de ovos – basicamente fornece grandes quantidades de cálcio;
  • Casca de vegetais – vão agregar uma série de nutrientes ao substrato, já que, em muitos casos a concentração desses elementos é maior justamente nessa parte do alimento;
  • Restos de frutos do mar – ricos em fósforo e nitrogênio.

Observação: é importante saber como utilizar cada um desses ingredientes, já que, o mau uso pode gerar problemas na plantação. Também é interessante misturar os elementos para fazer receitas caseiras potentes, como é o caso do adubo com borra de café e casca de ovos.

Conclusão

Esperamos que as informações do texto tenham sido úteis, não só para esclarecer a sua dúvida sobre qual o melhor adubo para abóbora, mas para ajudar em outras questões relacionadas também.

Conta pra gente o que você achou e sobre os seus resultados. Vamos gostar muito de saber sobre a sua opinião e experiência com essa cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: