O que plantar junto com mandioca? 4 Ideias de plantio

Quer entender melhor sobre o sistema de consórcio de culturas e saber o que plantar junto com a mandioca? Vem com a gente conferir!

Antes de tudo, é importante mencionar que essa prática oferece, além da possibilidade de maior lucratividade para o pequeno produtor, diversos benefícios para a área de cultivo.

Publicidade:

Entretanto, é essencial saber o que conciliar nesse plantio. Enquanto algumas plantas irão beneficiar os resultados, os cultivos conjuntos entre espécies incompatíveis pode gerar diversos transtornos.

Sendo assim, para esclarecer essas questões, e muitas outras relacionadas, preparamos esse texto. Reunimos aqui informações importantes que vão te ajudar na otimização da sua plantação. Vamos lá? Continue a leitura.

Como funciona os sistemas de consórcios de plantas?

O que plantar junto com mandioca

Publicidade:

O sistema de culturas consorciadas, nada mais é do que o cultivo de duas ou mais variedades de plantas dentro de uma mesma área e no mesmo período.

Essa técnica garante muitas vantagens, em especial para o pequeno produtor, que diversificando os cultivos consegue aumentar consideravelmente a renda e ainda ter mais segurança em relação a produção de ambos os alimentos.

Isso porque, as plantações compatíveis feitas em conjunto beneficiam o desenvolvimento uma das outras.

Além disso, existe ainda a vantagem ambiental, onde o solo não é tão prejudicado como acontece nas monoculturas. O controle de pragas e insetos é também maior se comparado aos cultivos solteiros.

Isso acontece porque alguns fatores desse beneficiamento mútuo quebram os ciclos das pragas e doenças comuns. A predominância de insetos também é reduzida porque intercalando as espécies a população de infestações diminui.

E também porque, em muitos casos, a introdução de outras variedades na plantação, pode colocar insetos rivais numa mesma área, fazendo assim um controle biológico.

O que plantar junto com mandioca? 4 Ideias de plantio

O que plantar junto com mandioca

Bom, mas como já mencionamos, é muito importante saber o que plantar junto com a mandioca, justamente porque essa técnica só é viável entre plantas “amigas”, ou seja que não vão competir entre si e, consequentemente prejudicar o desenvolvimento de uma espécie.

Então, reunimos aqui 4 ideias de cultivos com a mandioca que são comprovadamente eficientes e funcionais. Esses plantios podem ser feitas em fileiras simples ou fileiras duplas.

Milho

O milho é uma das alternativas mais utilizadas nos plantios em conjunto com a mandioca. Além de melhorar o rendimento das espécies, em relação a quantidade de grãos e desenvolvimento das raízes, existe ainda o benefício da otimização da qualidade.

O cozimento da mandioca feita em plantações diversificadas é mais rápido, por exemplo. Já que a raiz vai se beneficiar das demandas que o milho tem, principalmente em relação a adubação e rega.

Feijão

O feijão também é uma opção muito viável para se cultivar juntamente com essa raiz. Da mesma forma, o pequeno produtor tem uma lucratividade mais elevada pelo rendimento das produções de alimentos básicos da alimentação brasileira.

São culturas compatíveis que se beneficiam mutualmente em diversos âmbitos em especial na quebra de ciclo de pragas que atingem o feijão principalmente.

Arroz

Uma outra produção consorciada possível com a mandioca é o arroz. Nesse caso o sistema é mais eficiente quando feito em fileiras duplas.

A mandioca é plantada no início do período das chuvas, que vai variar da depender da região, momento ideal também para a semeadura do arroz.

Dessa forma, existe uma otimização em relação a esse processo, além de todos os outros benefícios já mencionados.

Melancia

A mandioca se beneficia da adubação que o fruto exige, além da irrigação constante. Além disso, a cultura combinada diminui o risco de perdas, já que a melancia possui uma maior tendência a ser prejudicada por pragas, e como mencionamos, uma cultura favorece a outra nesse aspecto.

Nesse caso ainda existe o benefício do sombreamento que os pés de mandioca proporcionam para o cultivo da melancia.

Por fim, vale dizer que todos esses cultivos garantem ainda uma certa segurança financeira. Considerando eventuais problemas que podem acometer uma das espécies, existe uma segunda receita que será gerada pela cultura remanescente.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que, agora sabendo o que plantar junto com mandioca, você se beneficie desse sistema e consiga ótimos resultados na sua plantação.

Conta pra gente sobre a sua experiência, vamos gostar muito de saber o que você achou e a sua opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: