Como preparar a terra para plantar grama?

Quer saber como preparar a terra para plantar grama? Então vem com a gente aprender dicas valiosas para ter resultados perfeitos.

Essa é, sem dúvidas, uma etapa essencial para que o gramado, seja ele cultivado através de sementes, mudas ou tapetes, tenha condições de se desenvolver adequadamente.

Publicidade:

Infelizmente, muitas pessoas subestimam a importância dessa preparação prévia, fazendo de qualquer modo, e acabam se frustrando com as gramas naturais.

Mas não se preocupe! Reunimos aqui muitas informações importantes que vão te ajudar na preparação do solo, bem como, no cultivo e manutenção do seu gramado. Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Como preparar a terra para plantar grama?

Como preparar a terra para plantar grama

Para saber como preparar a terra para plantar grama, você precisa, antes de tudo, conhecer as especificações da variedade de grama que você escolheu para cultivar.

Publicidade:

Até porque, a variedade de espécies disponíveis no mercado é grande o suficiente para se adequar as condições da região e dos locais onde o projeto do gramado será executado.

Mas de uma forma geral, podemos mencionar algumas necessidades básicas dessas plantas para que você consiga bons resultados.

Preparando o solo adequadamente

A primeira coisa que você deve ter em mente é que a terra onde a grama será plantada deve ser muito fértil e possuir uma boa quantidade de matéria orgânica. Por isso, é necessário, na maioria dos casos, utilizar adubos e fertilizantes.

Dessa forma, você deve inicialmente limpar adequadamente toda a área onde as sementes deverão germinar, ou onde os tapetes serão colocados, arar a terra e misturar compostos orgânicos, e caso precise, adubos minerais no substrato.

Se você quiser, pode fazer a análise do solo. Essa é uma técnica que vai definir de forma específica quais as carências da terra que você vai utilizar e também permite corrigir o pH do solo, que geralmente o ideal fica entre 5 a 6,5.

Dessa forma é mais fácil saber quais nutrientes devem ser priorizados para deixar o solo adequado e levando também em consideração as necessidades da variedade da grama.

Enfim, depois de feito esse processo você deve irrigar toda a área para deixá-la úmida e facilitar o manejo e, só então, começar o plantio.

Se você optar pelas placas de grama, é importante colocá-las muito próximas umas das outras, para evitar falhas.

Vale mencionar também que, as gramas em geral sugam bastante os nutrientes e a água do solo. Por isso mesmo, você deve sempre ir repondo os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do gramado.

Bom, agora que você sabe como preparar a terra para plantar grama, confira um vídeo para te mostrar tudo isso na prática.

Dicas para dar conservar o gramado bonito

Rega constante

A terra onde a grama será plantada deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada. Isso porque com a exposição solar direta, em especial em épocas de altas temperaturas, é fácil fazer com que a grama seque facilmente.

Mas atenção! Tenha cuidado com o excesso para não prejudicar a saúde das plantas. Opte por fazer a rega pela manhã, para que a água seja absorvida durante o dia.

Dessa forma, você evita problemas comuns, como por exemplo fungos e o apodrecimento das raízes.

Pode sempre que atingir o limite indicado

Geralmente você deve cortar a grama sempre que ela atingir de 2 a 5 cm, a depender da variedade.

Isso vai garantir uma melhor manutenção em relação ao controle de ervas daninhas e também para quando a poda  for feita apenas as folhas sejam cortadas e não o caule, o que gera um aspecto de palha seca.

Evite o pisoteio excessivo

A maioria das espécies comercializadas para projetos residenciais ou comerciais possuem uma resistência média ao pisoteio.

Por isso o ideal é evitar um fluxo constante de circulação de pessoas, para que assim ela se desenvolva uniformemente e fique sempre com uma boa aparência.

Fertilize com frequência

Mesmo sabendo agora como preparar a terra para plantar grama, é importante realizar a fertilização de forma periódica para manter a qualidade do solo e repor os nutrientes essenciais para que o gramado se mantenha bonito.

Caso contrário, como mencionamos, num intervalo de tempo, aquele espaço ficará pobre devido a grande absorção que acontece por parte da grama.

Dica: analise a melhor época para o plantio da grama, assim você garante que as plantas se desenvolvam plenamente e com mais facilidade.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Espero que com todas as informações que reunimos no texto você tenha aprendido como preparar a terra para plantar grama e que outras dúvidas relacionadas tenham sido esclarecidas.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre a sua experiência e também a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: