Como plantar pimenta com a própria pimenta?

Principalmente para quem quer começar a cultivar em casa, saber como plantar pimenta com a própria pimenta, vai ser uma mão na roda.

Isso porque você não vai depender de comprar mudas, que muitas vezes nem conhece a procedência, para começar a produzir. Também vai ajudar naqueles casos onde queremos plantar ou reproduzir um tipo específico.

Então, para você aprender de forma fácil como realizar esse processo, bem como, conferir dicas essenciais para que o plantio dê certo e se desenvolva com saúde, força e vitalidade, preparamos esse texto cheio de informações.

Então, não perca tempo e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Como plantar pimenta com a própria pimenta?

Como plantar pimenta com a própria pimenta

Para você saber como plantar pimenta com a própria pimenta, preparamos um passo a passo simples. Mas antes, vale mencionar, que para se evitar problemas com o desenvolvimento da sua muda, é importante optar por fazer esse processo a partir de plantas que:

  • Possuam um bom desenvolvimento vegetativo;
  • Não apresentem doenças ou culturas de fungos;
  • Hajam uma boa produção de frutos;

Dito isso, vamos lá conferir como realizar o procedimento?

  1. Selecione as pimentas que você deseja replicar. Lembrando que o ideal é colher a pimenta do pé para se certificar da procedência;
  2. Utilize luvas para evitar possíveis problemas relacionados a irritação na pele causada pelo contato direto com o fruto;
  3. Forre uma superfície com papel toalha e remova as sementes com a ajuda de uma faca. Lembre-se de cortar a pimenta no sentido vertical;
  4. Coloque as sementes que você retirou em uma peneira para que seja possível lavá-las bem com água corrente;
  5. Seque as sementes. Inicialmente, utilize um papel toalha limpo para remover o excesso de umidade. Depois, utilizando um outro, deposite as sementes e as mantenha em um local quente, seco e iluminado;
  6. Por fim, quando estiverem completamente secas, você pode iniciar as etapas para a semeadura e cultivo correto. Em média, você deverá esperar 4 dias.

Observação: vale mencionar aqui também que essa técnica é a mais utilizada para a produção de mudas de pimenteiras por produtores de vários portes.

Agora que você já sabe como plantar pimenta com a própria pimenta, é importante conhecer as necessidades básicas para o desenvolvimento pleno desse vegetal. Por isso, confira abaixo o que você precisa priorizar quando for semear.

Cuidados para quando for plantar a pimenta

Como plantar pimenta com a própria pimenta

Para qualquer tipo de cultivo é indispensável conhecer as características da planta em relação aos principais fatores de desenvolvimento, ou seja, condições climáticas, exposição solar, rega e características do solo, principalmente.

Também vale dizer que o ideal é iniciar o plantio em uma sementeira ou outro recipiente temporário e fazer o transplante da muda quando esta alcançar cerca de 10 cm. Isso porque no início do ciclo a pimenteira é bastante sensível.

As sementes também não devem ser depositadas muito fundas e em grande quantidades por cova. Sendo assim, para cada buraquinho, deposite 3 sementes e as cubra com uma camada fina de substrato.

Caso você vá cultivar mais de um pé, certifique-se de respeitar também o espaçamento, ou seja, 30cm de distância um do outro no mínimo.

Condições climáticas e exposição solar

A pimenta é uma planta que cresce e produz melhor em climas mais quentes, a temperatura ideal fica em torno de 21ºC a 30ºC. Da mesma forma, para que haja um bom desenvolvimento, é necessário grandes períodos de exposição a incidência solar direta.

Por isso, jamais cultive ou mantenha esse vegetal em ambientes sombreados.

Preparação do solo

O solo para o cultivo deve ser fértil, com boas quantidades de matéria orgânica, além de apresentar uma boa absorção e drenagem. Também não é recomendado a utilização de solos pesados, como os argilosos.

Para isso, antes de iniciar o seu plantio, o ideal é fazer uma adubação para agregar nutrientes a terra e repetir esse processo no decorrer do ciclo de crescimento.

Irrigação

O pé de pimenta demanda uma irrigação constante. Isso porque, como também possui a necessidade de exposição solar direta, a água, consequentemente, evapora mais rápido. Entretanto, o solo não pode ficar encharcado, mas sim ser mantido úmido.

Por isso mesmo não se utiliza solos pesados, vasos ou ambientes que não possuem uma boa drenagem. O acúmulo de água pode matar a planta ou propiciar um ambiente favorável para o aparecimento de doenças e fungos.

Dica: também é importante fazer uma poda anual, pelo menos, para remover folhas e galhos mais secos, garantindo assim que a planta tenha força para se renovar com vitalidade. Esse processo geralmente é feito após a colheita, no final do outono ou início do inverno.

Conclusão

Espero que com todas essas informações que reunimos no texto você tenha aprendido como plantar pimenta com a própria pimenta e fazer um manejo adequando dessa planta.

Conta pra gente o que você achou. Estamos ansiosos para saber a sua opinião e também sobre a sua experiência com o cultivo da pimenteira.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!