Quanto tempo a rosa do deserto leva para florir?

Com a incrível beleza das suas flores, não é por acaso o interesse de muitas pessoas em saber quanto tempo a rosa do deserto leva para florir.

Afinal, com as flores, a planta ganha uma aparência muito particular, que tem acumulado apaixonados em todo o mundo. Então, se essa é uma dúvida sua, você está no lugar certo!

Publicidade:

Aqui, para além dessa questão específica, reunimos muitas informações importantes para esclarecer diversas dúvidas que podem definir em muitos aspectos a qualidade e a média de tempo dos estágios do ciclo de desenvolvimento.

Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Quanto tempo a rosa do deserto leva para florir?

Quanto tempo a rosa do deserto leva para florir

A rosa do deserto demora cerca de 8 a 12 meses para florescer, no caso de plantios de semente. Já em cultivos oriundos de enxertos, em média, a planta flore em 3 meses.

Vamos explicar melhor… Quando você compra a sua muda ela pode ter sido produzida dessas duas formas. Geralmente as plantas cultivadas a partir das sementes, são de flores mais simples, que possuem apenas uma camada de pétalas.

Na técnica de enxertia, se aproveita a estrutura de uma planta simples para unir o tecido vegetal de uma outra variedade de rosa do deserto. Dessa forma proporciona-se um desenvolvimento mais rápido e de flores mais particulares.

Para saber de qual tipo é a sua suculenta, você deve observar:

  • O ID: ou seja, a especificação da variedade da rosa do deserto. Se não houver um nome próprio, provavelmente se trata de uma muda de sementes;
  • Possíveis emendas: você pode observar se entre os galhos e o caule principal existe algum sinal desse procedimento de enxerto, ou seja, uma emenda;
  • Tamanho dos galhos: por fim, se os galhos já possuírem um bom desenvolvimento em relação ao tamanho do galho central, provavelmente significa uma enxertia.

Mas, vale dizer que, a média para o florescimento vai depender não só desse aspecto, mas também tem relação direta com o manejo adequado dessa planta.

Portanto, agora que você já sabe quanto tempo a rosa do deserto leva para florir, confira outros fatores fundamentais para um bom desenvolvimento da sua suculenta.

Quais cuidados devo ter com a rosa do deserto?

Quanto tempo a rosa do deserto leva para florir

Na realidade essa suculenta não tem um cultivo considerado difícil. Entretanto, é importante fornecer elementos básicos para o seu desenvolvimento, levando em consideração a sua origem, que define uma série de condições na qual a espécie está adaptada.

Vamos lá conferir os fatores que podem ser decisivos para o resultado de plantio?

Solo e quantidade de rega

Um dos aspectos mais importantes que você deve levar em consideração em relação a essa espécie é que ela é originária de regiões de clima semiárido.

O que significa que a quantidade de água é escassa. Também é importante saber que o solo em que essa planta cresce na natureza é arenoso, o que garante uma drenagem adequada.

Dessa forma, o substrato ideal para o cultivo da rosa do deserto é uma mistura de húmus de minhoca com areia grossa. Sendo a proporção:

  • 60% de areia grossa;
  • 40% de húmus de minhoca.

A rega adequada é feita em um intervalo de uma semana, em dias mais quentes. Já no inverno, ou em outras épocas de climas frios e úmidos, esse manejo deve acontecer a cada 15 dias.

Adubação

Justamente porque o solo possui essa alta drenagem, a tendência é que, com o passar do tempo, os nutrientes vão se tornando cada vez mais escassos. Isso vai afetar o desenvolvimento da planta e pode gerar inúmeros problemas.

Também pelo fato da maior quantidade entre os elementos do substrato ser a areia, é preciso sempre levar em conta que esse substrato é infértil. Portanto, é muito importante refazer a adubação com compostos orgânicos, ou fertilizantes específicos.

Você pode também preparar algumas receitas caseiras que vão contribuir nesse aspecto. Confira abaixo o vídeo que separamos para você fazer um adubo orgânico potente para a sua rosa do deserto.

Local de cultivo

Você também deve se atentar ao local aonde pretende manter a sua planta. Isso porque a exposição a luminosidade solar direta, por pelo menos 8 horas, é indispensável para que a sua rosa do deserto se desenvolva e, principalmente, floresça.

Mas atenção! Muitas pessoas sabendo dessa necessidade, optam por manter as plantas em locais totalmente abertos. Na realidade isso pode ser um problema, já que elas devem também estar em um ambiente que as proteja da incidência de chuvas.

Conclusão

Esperamos que a sua dúvida sobre quanto tempo a rosa do deserto leva para florir, levando em consideração todos esses fatores mencionados, tenha sido devidamente esclarecida.

Contamos também que as informações tenham sido úteis para você. Conta pra gente o que você achou e sobre a sua experiência com o cultivo dessa planta belíssima! Vamos realmente gostar de saber.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: