Qual o melhor vaso para plantar azaleia?

Uma dúvida comum entre as pessoas que estão interessadas em cultivar essa planta é: qual o melhor vaso para plantar azaleia? 

Afinal, uma espécie tão bonita merece uma atenção especial para assegurar um bom desenvolvimento, não é? Então, para esclarecer essa e outras questões importantes, preparamos esse texto.

Publicidade:

Aqui, além de entender sobre o melhor tipo de recipiente, você vai poder conferir um passo a passo explicativo de como preparar o vaso para o plantio. Dessa forma, você vai assegurar características essenciais que o recipiente e o substrato devem ter.

E então, quer saber tudo o que você precisa para plantar a azaleia em vasos e ter resultados excelentes? Vem com a gente e continue a leitura.

Qual o melhor vaso para plantar azaleia?

Qual o melhor vaso para plantar azaleia

Publicidade:

Independente do material, o melhor vaso para plantar azaleia é aquele que possui um bom sistema de drenagem. Isso porque o acúmulo de água pode apodrecer as raízes da planta e facilitar o surgimento de doenças relacionadas a fungos.

Apesar de se desenvolverem bem em qualquer tipo de vaso, alguns em particular possuem benefícios que podem contribuir para que o cultivo não sofra danos. Por exemplo, recipientes produzidos em cerâmica natural ou barro.

Tendo em mente que os vasos feitos de plástico, por exemplo, não possuem uma boa resistência e podem gerar um superaquecimento quando expostas ao sol, assim como os produzidos em metal, o que pode acabar prejudicando a sua azaleia.

O tamanho também pode variar, a depender da altura pretendida para a planta. Isso significa que a azaleia vai crescer proporcionalmente ao tamanho disponível para as raízes se desenvolverem. Quanto maior o vaso, maior será o vegetal.

Entretanto, é muito importante adequar essas especificações a variedade que será cultiva. Visto que existem diversos tipos e algumas são de porte grande, podendo inclusive chegar a 2 metros de altura e assim, mais adequadas para ser plantada diretamente no solo.

Por isso, quando for comprar a sua muda, opte pelas de tamanho médio ou mini.

Agora que você já sabe qual o melhor vaso para plantar azaleia, confira um passo a passo que preparamos para você aprender como realizar esse cultivo em casa.

Como plantar azaleia em vasos?

Qual o melhor vaso para plantar azaleia

Além do que já mencionamos, ou seja, selecionar um recipiente mais adequado para evitar transtornos e também uma variedade dessa espécie de porte compatível com o cultivo em vasos, é importante se atentar a alguns elementos que vão garantir um bom desenvolvimento da planta.

Vamos conferir o passo a passo?

  1. Pegue o seu vaso de barro ou cerâmica e faça uma camada no fundo, utilizando argila expandida e cobrindo com manta bidim. Além de proporcionar uma drenagem mais eficaz da água, também evita a perda de nutrientes através dos furinhos do recipiente;
  2. Agora, acrescente o substrato, que deve ser uma mistura de terra fértil, areia grossa e adubo orgânico. A proporção adequada é 2 partes de terra para 1 de areia e 1 de matéria orgânica;
  3. Agora, abra um pequeno espaço e posicione a sua muda no meio do vaso e a cubra adequadamente com mais um pouco de substrato;
  4. Se quiser ainda dar um toque final, você pode acrescentar uma camada de casca de pinus. Além de agregar uma aparência bonita na finalização, ajuda a preservar a umidade da terra, o que é muito útil principalmente em épocas mais quentes.

Dicas: 

  • Mantenha o vaso em um local com boa iluminação;
  • A maioria das azaleias demandam cerca de 4 horas de incidência solar direta para um bom desenvolvimento. Opte por fornecer essa luz pela manhã;
  • É importante que essa planta esteja protegida de ventos e chuvas. Caso contrário, pode acabar morrendo;
  • As regas não precisam ser frequentes. Certifique-se apenas de manter o solo levemente úmido;
  • É importante refazer a adubação, especialmente depois da época de floração;
  • As podas também são um manejo que contribui para que a planta continue se desenvolvendo plenamente.

Conclusão

Esperamos que nesse texto você tenha esclarecido, além da sua dúvida sobre qual o melhor vaso para plantar azaleia, outras questões importantes relacionadas. Contamos também que as informações e dicas tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou achou. Vamos gostar muito de saber sobre os seus resultados com o plantio dessa planta incrível e singular.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: