Planta que parece bananeira: Veja os tipos que existem

Você já se deparou com uma planta que parece bananeira e ficou se questionando que espécie era aquela? Então, esse texto é para você!

Reunimos aqui uma grande variedade de plantas que são conhecidas justamente por essa semelhança. Além disso, você vai conhecer melhor as características de cada uma e as suas particularidades.

Publicidade:

Gostou? Então, vem com a gente e continue a leitura. Afinal, se você está procurando uma planta que parece bananeira, provavelmente deve encontrar na nossa lista a espécie desejada.

Você pode se interessar em ler também:

Planta que parece bananeira: Veja os tipos que existem

Planta que parece bananeira

Publicidade:

Antes de tudo, vale dizer que, essa é apenas uma lista geral, mas, ainda existem uma diversidade de plantas semelhantes a bananeira. Por isso, se dentre as citadas você sentir falta de alguma espécie, fala para a gente nos comentários.

Então, vamos lá conferir?

1 – Heliconia

A Heliconia é uma planta que pertence à família das bananeiras, e é muito comum na América do Sul e Central. Ela se destaca pelas suas flores exóticas e coloridas, que se assemelham muito às flores da bananeira.

As folhas da Heliconia são grandes e brilhantes, e sua altura pode chegar até 4 metros. Além disso, é uma planta bastante resistente e pode ser cultivada tanto em vasos como no solo.

2 – Strelitzia

Outra espécie comum é a Strelitzia, também conhecida como ave-do-paraíso, é outra planta que se parece muito com a bananeira. Ela é originária da África do Sul, e suas flores também são muito diferentes e se destacam por isso, parecidas com o bico de uma ave.

Assim, as folhas da Strelitzia também são grandes e robustas, e podem chegar a 2 metros de altura. É uma planta que gosta de bastante sol, e deve ser cultivada em solo fértil e bem drenado.

3 – Canna

A Canna é uma planta bastante comum em regiões tropicais e subtropicais. Ela é conhecida pelas suas flores grandes e vistosas, que podem ter diversas cores.

Assim, as folhas da Canna também são grandes e largas, e se assemelham muito às folhas da bananeira. É uma planta que pode ser cultivada tanto em vasos como no solo, e gosta de bastante sol e umidade.

4 – Ensete

O Ensete é uma planta originária da África e Ásia, e é muito parecido com a bananeira. Ele possui grandes folhas verdes e frutos comestíveis, que são muito consumidos na Etiópia.

Dessa forma, é uma planta que gosta de sol e umidade, e pode ser cultivada tanto em vasos como no solo.

6 – Ravenala

A Ravenala, também conhecida como árvore-do-viajante, é uma planta perene que é nativa de Madagascar. Ela é bastante popular devido à sua aparência exótica e única, que se parece bastante com a bananeira.

A Ravenala é frequentemente utilizada em paisagismo, principalmente em regiões tropicais.

7 – Musa

Por fim, temos essa espécie. Existem vários tipos de plantas nessa categoria, por exemplo:

  • Bananeira Ornamental (Musa ornata): A Bananeira Ornamental, também conhecida como “bananeirinha”, é uma planta nativa da Indonésia e Malásia, que cresce cerca de 1,5 m de altura;
  • Bananeira-de-jardim (Musa basjoo): A Bananeira-de-jardim é originária do leste da Ásia e é uma das espécies mais resistentes ao frio, podendo suportar temperaturas de até -15°C. Sua altura pode variar de 2 a 4 metros, e suas folhas são grandes e verdes;
  • Bananeira-ornamental-da-tailandia (Musa velutina): A Bananeira-ornamental-da-tailandia é uma espécie originária da Tailândia e do Laos, e podem crescer até 4 metros de altura.
  • Bananeira-dourada (Musella lasiocarpa): A Bananeira-dourada é uma planta originária da China que pode crescer até 1 metro de altura. Ela é conhecida por suas folhas verde-escuras e pela inflorescência amarela, que se assemelha a um cacho de bananas.
  • Bananeira-ornamental-nana (Musa acuminata): A Bananeira-ornamental-nana é uma planta originária da China e pode crescer até 1 metro de altura.

Conclusão

Em resumo, existem diversas plantas que se parecem muito com a bananeira, e que podem ser utilizadas na decoração de ambientes internos e externos.

Cada uma dessas plantas possui suas particularidades e exigências de cultivo, e é importante escolher a que mais se adequa às suas necessidades, bem como pesquisar melhor sobre isso antes de adquirir a espécie. De qualquer forma, com certeza, essas plantas vão trazer mais vida e beleza para o seu espaço!

E então, o texto foi útil? Encontrou a espécie que estava procurando? Conta pra gente nos comentários. Vamos gostar de saber.

Por fim, obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: