Como recuperar avenca murcha?

Está tendo problemas com o cultivo da sua plantinha? Não se preocupe! Hoje você vai aprender como recuperar avenca murcha.

Essa é, sem dúvidas, uma planta muito sensível e que demanda certos cuidados específicos. Se não forem oferecidas condições adequadas, principalmente em relação ao local onde você irá manter a avenca e o intervalo entre as regas, em pouco tempo ela pode definhar.

Publicidade:

Então, o primeiro ponto a ser considerado é um manejo e ambiente adequado. Além disso, quando ela está fragilizada assim, é importante uma adubação reforçada para dar a força necessária para que planta consiga reagir.

Para esclarecer todas essas questões, preparamos esse texto. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Porque minha avenca está murchando

Como recuperar avenca murcha

Antes de você aprender como recuperar avenca murcha, é importante mencionar que os problemas relacionadas ao aspecto da planta geralmente estão ligados a carência de água e a falta de uma boa exposição solar.

Isso, além desse problema, pode fazer as folhas secarem, caírem e ou ficarem com as bordas amareladas.

De uma forma geral, para acertar em cheio no cultivo de uma espécie, é necessário considerar as regiões de onde são nativas. Dessa forma, a avenca é nativa das Américas e encontra no clima tropical, principalmente, o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento.

Isso significa basicamente que essa planta gosta muito de umidade e temperaturas elevadas. O fato dessa espécie preferir sol a sombra, não quer dizer necessariamente que o cultivo solar pleno é recomendado. Como mencionamos no início, essa é uma planta sensível.

Inclusive, a incidência direta em certos horários do dia, principalmente na primavera e no verão, pode ser o motivo da sua avenca estar murchando. Logo, o mais recomendado é manter a plantinha em um ambiente meia sombra.

Isto é, que se mantenha bastante iluminado durante o dia e ofereça algumas horas de incidência solar direta. Além disso, a avenca precisa ser protegida de ventos fortes, chuvas, frio em excesso e geadas.

Dito isso, você, antes de tudo, precisa analisar se algumas dessas questões são recorrentes em seu cultivo, ou seja:

  • Exposição solar direta e indiscriminada;
  • Falta de exposição solar ou baixa iluminação natural;
  • Falta de rega.

Água em excesso também pode prejudicar, isso se esta for sendo acumulada no solo. Portanto, certifique-se do substrato e do vaso possuir uma boa drenagem.

Como recuperar avenca murcha?

Como recuperar avenca murcha

Agora que você já sabe os principais fatores que podem prejudicar a sua planta, veja como recuperar avenca murcha.

Considerando o que já foi mencionado, a primeira coisa que você deve fazer se quiser recuperar avenca murcha é adequar as condições na qual está cultivando sua plantinha. Mas também é importante fazer uma adubação para ajudar nesse processo.

Vamos conferir um passo a passo simples, que vai te ajudar muito, tanto a melhorar o aspecto dessa planta, quando ajudar no seu desenvolvimento.

Observação: se o vegetal estiver em um vaso de barro que não foi impermeabilizado, o ideal é fazer uma troca para um recipiente que não absorva a umidade, como um de plástico.

  1. Pegue a sua avenca e acrescente no substrato uma boa quantidade de matéria orgânica;
  2. Dessa forma você pode utilizar produtos industrializados ou fazer receitas caseiras que ofereçam os nutrientes essenciais, levando em consideração que a demanda principal é o cálcio;
  3. Durante os primeiros dias é muito importante realizar uma rega diária. Assim que você fizer a adubação, regue bastante, nos dias seguintes, o ideal é fazer uma rega mais leve, sempre pela manhã. Assim você consegue manter o solo úmido por mais tempo. Não encharque;
  4. Agora, basta oferecer no mínimo 6 horas de incidência solar direta e escolher um local que ofereça uma excelente iluminação natural durante o dia. Uma varanda coberta, por exemplo, pode ser perfeito! Já que também protege dos fatores naturais prejudiciais que mencionamos acima.

Conclusão

Esperamos que com as dicas e informações que reunimos no texto você tenha aprendido como recuperar avenca murcha. De fato, em alguns casos não será possível essa recuperação, portanto o recomendado é um replantio.

Conta pra gente o que você achou e se você conseguiu ter bons resultados com as dicas de manejo. Vamos gostar de saber sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: