Como cuidar do pé de alecrim? 5 Dicas práticas

Se você é um amante de plantas ou um entusiasta da culinária, pode ser interessante aprender como cuidar do pé de alecrim em sua casa.

Para isso preparamos esse texto reunindo 5 dicas práticas e essenciais para garantir que a sua planta tenha um crescimento saudável e prolongado.

Portanto, vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Como cuidar do pé de alecrim?

Como cuidar do pé de alecrim

A boa notícia é que saber como cuidar do pé de alecrim adequadamente não tem mistério nenhum. É fácil cultivar alecrim em casa, pois a planta é bastante resistente e requer poucos cuidados.

Dessa forma, oferecendo as condições básicas para o seu desenvolvimento, você terá por muitos anos essa erva a sua disposição.

Lembrando que, o alecrim é uma planta aromática muito versátil, usada em diversas receitas culinárias ao redor do mundo. Além disso, apresenta diversas propriedades medicinais, sendo utilizada no tratamento de vários problemas de saúde.

Portanto, se você tem um pé de alecrim em casa ou está pensando em cultivar um, confira abaixo 5 dicas práticas sobre como cuidar dessa planta e ter excelentes resultados.

Dicas práticas para excelentes resultados no seu cultivo de alecrim

1 – Escolha o local certo

O alecrim precisa de muita luz solar e um solo bem drenado para crescer saudável. Escolha um local ensolarado em seu jardim ou em uma área de sua casa onde a planta possa receber pelo menos seis horas de sol por dia.

Também é importante cultivá-lo em solos que possuam uma boa drenagem. O acúmulo de água pode ser bastante prejudicial para o desenvolvimento da planta e, inclusive, levá-la a morte.

Dica: em vasos, coloque pedrinhas no fundo para facilitar a drenagem.

2 – Regue com moderação

Um detalhe importante é o intervalo entre as regas. O alecrim é uma planta que não precisa de muita água. Regue apenas quando o solo estiver seco ao toque, cerca de uma vez por semana.

Evite molhar as folhas e flores, pois isso pode favorecer o aparecimento de doenças.

3 – Fertilize ocasionalmente

Essa, como mencionamos, é uma espécie de fácil cultivo e, sendo assim, não precisa também de muitas adubações e nutrientes específicos para se desenvolver bem.

Mas, é importante oferecer ocasionalmente uma matéria orgânica para ajudar a planta a crescer saudável. Você pode preparar receitas caseiras, usar húmus de minhoca ou terra de compostagem para enriquecer o solo uma vez por mês, principalmente durante o período de crescimento ativo (primavera e verão).

4 – Pode regularmente

Podar seu alecrim regularmente ajudará a mantê-lo com uma aparência saudável e bem-formada. Corte cerca de um terço do crescimento da planta a cada primavera para estimular o crescimento e a ramificação. Também é uma boa ideia remover quaisquer caules mortos ou danificados.

Além disso, você pode aproveitar a poda para propagar novas mudas. Basta selecionar alguns ramos e plantar em um outro vaso. Você vai ver como é fácil!

5 – Proteja do frio, das pragas e das doenças

Por fim, embora o alecrim seja uma planta resistente, tanto ao clima, quanto a pragas e as doenças, ela pode se afetar por extremos.

Dessa forma, ela não gosta de temperaturas abaixo de zero. Se você mora em uma área com invernos rigorosos, pode ser necessário proteger seu alecrim cobrindo-o com uma lona ou pano de juta.

Lembre-se de remover a cobertura durante o dia para permitir que a planta receba luz solar adequada. Também é recomendado diminuir a frequência de regas e só fazê-las a cada 15 dias.

Já em relação a pragas e doenças, geralmente o que acomete a espécie são pulgões e cochonilhas, além de doenças fúngicas. Para prevenir e tratar, use inseticidas e fungicidas naturais, como óleo de neem e bicarbonato de sódio, diluídos em água e aplicados com um borrifador.

Dicas extras

  • O alecrim pode ser utilizado fresco ou seco. Se você pretende utilizar o alecrim fresco, colha a planta e utilize imediatamente. Se você pretende utilizar o alecrim seco, deixe os ramos da planta secarem ao sol por alguns dias e, depois, armazene em um recipiente bem fechado;
  • A colheita é importante para estimular o crescimento do alecrim e para garantir que a planta produza folhas e flores de qualidade. Colha o alecrim regularmente, cortando os ramos mais novos da planta;
  • O pé de alecrim cresce lentamente e pode precisar ser transplantado a cada dois anos. Quando transplantar, use um solo bem drenado e misture um pouco de areia grossa ou perlita para ajudar a melhorar a drenagem;
  • Além de ser uma planta bonita, o alecrim é delicioso em muitos pratos culinários. Use-o para temperar carnes, vegetais e molhos, ou faça um chá de alecrim para aliviar dores de cabeça e problemas de digestão.

Conclusão

Por fim, agora que você já sabe como cuidar do pé de alecrim, não perca tempo e experimente todas essas dicas que reunimos para você aqui no texto.

As informações foram úteis? Conta pra gente o que você achou, vamos gostar de saber a sua opinião sobre o assunto.

Até a próxima!