O que plantar na lua cheia? Veja o que é bom nessa fase da lua

Quer aprender a utilizar esse conhecimento milenar e saber o que plantar na lua cheia para se beneficiar dessa influência? Vem com a gente!

O ciclo lunar, a depender da fase que está, vai proporcionar condições mais favoráveis para certos tipos de cultivos, refletindo diretamente no desenvolvimento e produção das plantas.

Publicidade:

Para que você entenda melhor esse processo, bem como, para esclarecer especificamente quais plantios você deve priorizar na lua cheia, preparamos esse artigo completo e cheio de informações indispensáveis para a otimização das suas plantações.

Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

O que plantar na lua cheia? Veja o que é bom nessa fase da luaO que plantar na lua cheia

A lua cheia é o momento ideal para se cultivar frutas de maiores portes, hortaliças e também algumas flores. Alguns exemplos de hortaliças são: alface, couve-flor, brócolis, chicória, couve-chinesa, dentre outras.

É importante entender, antes de tudo, que nesse momento o satélite está no ponto máximo das suas duas características fundamentais que influenciam na agricultura, ou seja: a força gravitacional e a luminosidade lunar.

Assim como acontece na lua crescente, no início desse ciclo lunar, é um período de cultivo daquilo que cresce para fora da terra.

Entretanto, essa é uma fase de transição, já que mais para o final, quando o pico da lua cheia começa a minguar, a sua influência passa a beneficiar mais a cultura de raízes.

Para entender melhor, vamos explicar direito como funciona esse processo nas plantas e o porque esses cultivos se beneficiam mais nessa fase da lua.

Vamos lá?

Como a lua influencia o desenvolvimento das plantas?

Na realidade, a força gravitacional da lua atua na natureza como um todo, entretanto em alguns aspectos é mais claro perceber essa influência, como é o caso das altas e baixas das marés, por exemplo.

Com forte embasamento empírico, esse conhecimento vem sendo passado através de gerações e despertado cada vez mais interessados em dominar esse elemento para se beneficiar em relação a agricultura.

Dessa forma, essa força vai exercer uma influência direta na seiva das plantas, fazendo com quê essa substância se concentre em determinadas partes da espécie cultivada, beneficiando assim o seu desenvolvimento e também a sua produção.

O outro fator que afeta as plantações, como já mencionado, é o próprio brilho lunar. A luminosidade desse satélite, como sabemos, é o reflexo do sol e atrelado a atração magnética sobre a terra vai influenciar todos os tipos de ciclos e fertilizações.

No caso da lua cheia, a seiva se concentra na copa das árvores e extremidades das plantas.

Agora que você já sabe o que plantar na lua cheia e como essa influência atua no desenvolvimento das plantas, confira outros elementos que você deve se atentar para que a sua plantação seja um sucesso.

Quais os principais elementos para uma boa plantação?

O que plantar na lua cheia

Conhecer a fase da lua mais propícia para começar o cultivo da planta pretendida não garante sozinha bons resultados.

Existem elementos e condições fundamentais que devem ser respeitados levando em consideração as necessidades da espécie em questão.

Por exemplo:

  • Temperatura ideal de cultivo;
  • Características do solo;
  • Necessidade de água;
  • Exposição a luminosidade solar;
  • Época do ano mais indicada para aquele plantio;
  • Podas periódicas;
  • Controle de doenças e pragas;
  • Adubações e fertilizações para repor nutrientes necessários.

Por isso antes mesmo de começar, é muito importante conhecer as demandas da cultura para que esta possa se desenvolver plenamente e produzir em quantidades, qualidades e tamanhos satisfatórios.

Já que de fato tudo isso que mencionamos acima pode ser muito relativo e o mau manejo pode levar ao retardo no crescimento, comprometimento na produção, levar a morte das plantas, dentre outras coisas.

Da mesma forma, entender das características do plantio pode garantir uma otimização dos ciclos, fazendo com que aconteçam de forma mais rápida, reduzindo assim os intervalos, e consequentemente a colheita.

Conclusão

Espero que com as informações que reunimos no texto a sua dúvida sobre o que plantar na lua cheia tenha sido devidamente esclarecida, bem como, que as dicas tenham sido úteis para você.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre a sua experiência levando em consideração o ciclo lunar e também a sua opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: