5 Melhores plantas para sala de estar

As plantas tem o poder de transformar ambientes internos e externos. Para te inspirar, preparamos para você uma lista com 5 melhores plantas para sala de estar.

Você sabia que muitas pessoas erram quando vão escolher as variedades de plantas para manter dentro de casa? Pois é! Isso porque ignoram um elemento essencial, ou seja, a necessidade de cada planta em relação a exposição solar.

Então, a partir dessas sugestões você vai poder acertar melhor nas cultivares, levando em consideração as demandas de cada espécie. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

5 Melhores plantas para sala de estar

Orquídeas

Melhores plantas para sala de estar

De uma beleza exótica e singular, a família das orquídeas são plantas perfeitas para você ter na sua sala de estar. Inclusive, dentre as espécies desse grupo existem as que não demandam nenhum tipo de substrato, ou seja, possuem raízes aéreas.

De qualquer forma, seu cultivo deve se dar apenas em locais sombreados, onde a iluminação natural é indireta. Elas não precisam ser regadas com tanta frequência, pelo contrário, não toleram encharcamentos.

Três vezes na semana provavelmente já deve ser o suficiente. Em momentos de muita umidade, você pode aumentar o espaçamento entre as regas. Também legal uma adubação periódica. Existem produtos específicos para essa planta.

Lírio da paz

Melhores plantas para sala de estar

Essa planta cheia de simbolismo é uma excelente alternativa para ser cultivada na sala de estar. É uma espécie que não tolera exposição solar direta, portanto ambientes internos é o ideal para que a planta se desenvolva e floresça.

De qualquer forma, você precisa posicioná-la próximo de janelas ou ambientes iluminados, como varandas. O solo deve ser mantido sempre úmido, ela é bastante sensível a falta de água e pode definhar em pouco tempo. Mas não exagere!

O interessante é que você pode regular o porte da planta de acordo ao seu gosto. A depender do vaso ela pode alcançar até meio metro de altura e apresentar um bom volume de folhagens. É uma planta muito bonita e ainda purifica o ar.

Jiboia

Melhores plantas para sala de estar

Se você é fã de plantas que enramam e pendem, a jiboia é, sem dúvidas, uma das queridinhas para decorar ambientes internos. Além disso é uma excelente alternativa, já que possui um crescimento rápido e o manejo não nada complicado. Não é uma planta frágil e possui boa resistência a pragas.

Essa espécie permite que você escolha como quer mantê-la, pode se desenvolver como uma linda trepadeira, como uma planta pendente ou ter o seu crescimento guiado de acordo com a sua preferência.

A manutenção é bem simples, o solo precisa ser mantido úmido, mas sem exageros! Já que a água em excesso pode prejudicar. De vez em quando ofereça algum adubo orgânico, como húmus de minhoca ou esterco curtido.

Costela-de-Adão

Uma outra espécie que ultimamente ganhou muito destaque para a decoração de salas de estar é a costela-de-Adão. Tem um aspecto muito particular e também possui fácil cultivo. Da mesma forma, se desenvolve melhor em ambientes com luz solar indireta.

Seu porte também varia de acordo com a capacidade do vaso em que está plantado, podendo chegar inclusive a 12 metros de altura.

Basicamente essa planta demanda uma rega frequente, mas também um solo com boa capacidade de drenagem para que a água não se acumule nas raízes.

Antúrio

Uma das plantas mais comuns e também mais utilizada quando o assunto são plantas para ficar dentro de casa é, sem dúvidas, o antúrio. Não exige muito do solo, mas para um desenvolvimento pleno o ideal é que seja plantada em um substrato fértil e com boa drenagem.

Em todo o mundo estima-se que existam cerca de 600 espécies diferentes dessa planta, aqui no nosso país as mais comuns são as que apresentam inflorescências vermelhas e brancas. Suas folhas são de um verde escuro e brilhante.

A rega deve ser feita apenas para dar uma manutenção na umidade do solo. Nada de exagerar, hein? E uma última dica é posicionar essas plantas perto de janelas.

Além dessas podemos citar:

  • Palmeira Ráfis;
  • Palmeira Areca;
  • Dracena;
  • Pacová;
  • Filodendro;
  • Zamiocula;
  • Violeta;
  • Samambaias;
  • Suculentas e cactos;

Dentre outras espécies mais adaptadas para ambientes internos. Existe na realidade um leque de plantas possíveis que vão agradar a qualquer que seja o seu perfil ou linha decorativa que deseja seguir.

Conclusão

Esperamos que com a nossa lista de melhores plantas para sala de estar você consiga decorar esse espaço e manter as suas espécies sempre bonitas e saudáveis. Contamos também que as dicas e informações tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência depois de iniciar esses cultivos. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!