Como preparar a terra para plantar melancia?

Saber como preparar a terra para plantar melancia é uma etapa fundamental para que você consiga bons resultados.

Isso porque, esse processo é tão importante que, se feito de forma inadequada, pode tornar o cultivo inviável. Em outros casos, compromete muito a colheita, em relação a qualidade dos frutos, quantidade e tamanho.

Publicidade:

Portanto, preparar a terra antes de qualquer cultivo é indispensável. Dessa forma, o solo é ajustado para atender essas demandas e fornecer tudo o que o vegetal precisa para o seu desenvolvimento.

Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas importantes, preparamos esse texto completo. Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Como preparar a terra para plantar melancia?

Como preparar a terra para plantar melancia

Para saber como preparar a terra para plantar melancia adequadamente você vai precisar conhecer as especificações dessa planta. Para facilitar, organizamos um passo a passo simples, que vai te ajudar a entender sobre esses aspectos, confira:

  1. Primeiramente, delimite a área destinada para o cultivo do fruto. É importante que você escolha um local adequado que possa fornecer de 6 a 8 horas diárias de exposição solar direta;
  2. Depois, limpe o espaço cuidadosamente. Se a sua plantação for grande, provavelmente será necessário uso de uma enxada para remover, além de pedras e entulhos, plantas que cresceram naquele local;
  3. Depois é necessário arar o solo, visto que uma das características principais que a terra deve ter é ser leve, com textura fofa e com boa absorção. Esse processo também vai contribuir para a próxima etapa;
  4. Nessa etapa fundamental, deve-se fazer a incorporação dos nutrientes ao solo. O pé de melancia precisa de uma terra fértil e rica em matéria orgânica, por tanto você deve misturar no solo arado adubos orgânicos, como esterco animal, húmus de minhoca, farinha de osso, terra de compostagem, dentre outros;
  5. Também recomenda-se a aplicação de Boro e vermiculita para agregar minerais essenciais ao solo;
  6. É muito importante que a terra possua uma boa drenagem, visto que essa é uma planta que demanda irrigação constante. A terra deve ser mantida úmida, mas nunca encharcada. Uma dica é misturar um pouco de areia média lavada para agregar maior absorção da água;
  7. Por fim, irrigue bem a área, de preferência no final da tarde, e aguarde para começar a plantas as sementes ou mudas no outro dia.

Observação

Caso você tenha interesse em saber especificamente as carências da terra onde você irá cultivar a melancia, o ideal é fazer a análise do solo.

Esse é um teste realizado por laboratórios da área que vai determinar a fertilidade, o pH da terra (ideal é de 5,5 a 7,0), os nutrientes em maior e menor concentração, dentre outras coisas.

Assim, você poderá fornecer de forma assertiva tudo o que essa planta precisa para se desenvolver plenamente.

Bom, agora que você já sabe como preparar a terra para plantar melancia, confira outras informações importantes para que o plantio se inicie corretamente, bem como, dicas para melhorar a sua produção.

Como plantar melancia?

Como preparar a terra para plantar melancia

Para plantar melancia não é necessário primeiramente a germinação em uma sementeira para posteriormente ser feito um transplante para o local definitivo. Dessa forma, o plantio pode ser feito diretamente na área destinada a plantação.

Apenas em casos onde as condições climáticas não são favoráveis, é recomendado o cultivo em locais temporários.

Depois de preparar a terra para plantar a melancia, você deve abrir covas entre 30 ou 40 cm de diâmetro e profundidade. Depois disso, caso você sinta a necessidade, adube a terra que foi retirada e feche novamente a cova.

Por fim, coloque de 4 a 6 sementes por cova, em uma profundidade média que fica entre 2 a 5 centímetros. O espaçamento também é importante, dessa forma, se certifique que a distância de 2 a 3 m entre as covas, seja mantida.

Dicas:

  • Solos arenosos-argilosos são os mais indicados para a cultura da melancia;
  • Os nutrientes principais para um bom desenvolvimento são: nitrogênio, potássio, fósforo e cálcio. Você pode comprar esses produtos industrializados ou mesmo utilizar adubos feitos em casa com ingredientes que forneçam esses nutrientes;
  • A temperatura ideal para o cultivo da melancia é entre 20°C e 34°C;
  • É importante realizar adubações durante todas as fases do desenvolvimento;
  • Chuvas intensas, bem como o excesso de água, podem rachar a casca dos frutos;
  • A presença de abelhas, principalmente, é essencial para que ocorra a polinização das flores. Se a sua plantação for de pequeno porte você pode fazer esse processo manualmente;
  • Você pode ir virando cuidadosamente a melancia no decorrer do processo de amadurecimento, assim a fruta mantém um aspecto bonito e uniforme.

Conclusão

Como vimos, saber como preparar a terra para plantar melancia vai refletir diretamente nos resultados de produção. Por isso mesmo é indispensável que seja feito.

Bom, espero que as informações do texto tenham sido úteis e que várias dúvidas tenham sido esclarecidas. Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: