Como plantar tomate cereja com o próprio tomate?

Será que tem como plantar tomate cereja com o próprio tomate? Nesse artigo você vai encontrar a resposta para essa e outras dúvidas e assim poderá começar a produzir hoje mesmo.

Esse tipo de tomate é uma variação que produz frutos menores e é muito apreciado por ser incrivelmente saboroso podendo ser usado em várias receitas ou consumido in natura. Além disso tem baixo valor calórico e é rico em nutrientes.

Publicidade:

Além de tudo isso, é uma planta muito bonita, que pode ser cultivada inclusive em vasos. Por isso mesmo muitas pessoas passaram a se interessar em cultivar esse alimento, mesmo em  espaços pequenos, como apartamentos.

E você, quer saber como plantar tomate cereja com o próprio tomate? Confira agora mesmo o que é preciso para iniciar o seu cultivo.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Como plantar tomate cereja com o próprio tomate?

Como plantar tomate cereja com o próprio tomate

Para plantar tomate cereja com o próprio tomate é necessário, antes de tudo, remover as sementinhas de um fruto e iniciar a sua germinação.

Para que tudo corra bem, siga o passo a passo para começar o cultivo:

  1. Depois de remover as sementes do tomate cereja, você deverá pegar um copo plástico, fazer alguns furinhos no fundo para a drenagem da água e encher o recipiente com uma terra rica em matéria orgânica;
  2. A qualidade do solo é essencial para que você consiga boas mudas, que está intimamente ligada com a qualidade de produção dos tomates posteriormente, por isso a combinação ideal seria 70% de húmus de minhoca e 30% de vermiculita;
  3. Com o dedo, faça um buraco raso na terra e coloque as sementes que você separou. Agora é só é só cobrir com um pouco de húmus;
  4. Por fim, depois desse processo, é muito importante que você regue diariamente as sementes plantadas.

Se tudo for feito corretamente, por volta de sete dias as suas plantinhas já deverão está germinando.

Ok, você já sabe como plantar tomate cereja com o próprio tomate, mas e depois da germinação? Como proceder para que a planta se desenvolva plenamente? Confira abaixo o processo completo para você cultivar os seus tomatinhos.

Como plantar tomate cereja em casa?

Antes de tudo, vale dizer que, cultivar essa variedade não requer muito esforço. Com algumas dicas básicas você, em pouco tempo, vai poder estar se deliciando com esse alimento fresquinho e o melhor, sem nenhum tipo de veneno.

Vale mencionar também que é possível cultivar em o tomate cereja em diversos locais, entretanto, caso queira plantar em vasos, dê preferência a recipientes com cerca de 50 cm de profundidade.

Isso porque essa é também a profundidade média que as raízes alcançam, sendo assim, a planta terá um espaço adequado para se desenvolver, além de aumentar o seu tempo de vida.

Dito isso, vamos conferir como fazer depois que as mudinhas estiverem prontas:

  1. Em cerca de três semanas após o processo inicial descrito acima, as suas mudas já estarão no ponto para serem transplantadas para vasos maiores;
  2. Antes de tudo, prepare o vaso para que este proporcione um bom sistema de drenagem. Para isso, você deve colocar uma camada de pedras ou argila expandida e depois cobri-las com um pouco de drenagem ou areia;
  3. Depois encha o seu vaso com a terra misturada com húmus de minhoca.
  4. Passe a sua mudinha com cuidado para o vaso definitivo e acrescente por cima casca de ovo triturada com sementes de abóbora. Isso vai fornecer cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta.
  5. Acrescente mais dessa mistura de 15 e 15 dias até que o tomateiro fique mais maduro. Depois, só é necessário repetir o processo mensalmente.

Dicas importantes:

  • O local onde você vai manter os seus vasos, ou onde o seu canteiro está, também fará muita diferença na sua produção. Isso porque o tomate precisa receber a luz do sol por pelo menos cinco horas por dia. Se tiver que escolher, prefira o local o onde o sol incida pela manhã;
  • A medida que a planta for crescendo, será necessário uma estrutura para dar o suporte sustentando o tomateiro na vertical. Amarre o caule a ela, mas dê preferência a linhas de lã, para não machucar o pé;
  • Pode acontecer o aparecimento de pragas. Para evitar, ou mesmo para tratar, utilize inseticidas naturais, como por exemplo: ferver um copo de água com casca de cebola por três minutos, coar e depois acrescentar mais um copo de água para diluir. Depois é só borrifar a mistura no pé de tomate;
  • Regue com frequência, só cuidado para não exagerar.

Conclusão

Agora que você já sabe como plantar tomate cereja com o próprio tomate, está ansioso para começar a cultivar? Então não perca tempo e comece a produzir esses frutos maravilhosos aí na sua casa.

Espero que as informações do texto tenham sido úteis para você e que as suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar de saber a sua opinião.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade: