0%
Carregando... Aguarde

Como baixar a CNH Digital e cadastrar sua carteira no aplicativo

Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), os motoristas podem acessar a versão eletrônica da CNH com validade legal em todo o território nacional.

Neste artigo, vamos explicar como baixar o app, como cadastrar a CNH física na versão digital, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre o funcionamento do serviço.

Atenção: se você não está com a CNH física em mãos, eu vou mostrar também um jeito de baixar a CNH digital mesmo assim!

Passo a passo para baixar a CNH Digital

Veja a seguir o que você precisa fazer para ter sua CNH Digital no celular de forma rápida e fácil:

1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar a loja de aplicativos no seu celular, pesquisar pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” e baixar.

  • O app está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e na App Store (iOS).
  • O desenvolvedor oficial é o Serviços e Informações do Brasil (governo federal).
  • Evite baixar versões de terceiros, use sempre o aplicativo oficial.

2. Faça login com sua conta Gov.br

O aplicativo pedirá que você se conecte usando uma conta Gov.br. Vale lembrar ainda que a conta deve ser de nível prata ou ouro. Esses níveis garantem acesso total a todos os recursos do app.

Portanto, se você ainda não tem uma conta Gov.br, será possível criar uma rapidamente no próprio aplicativo. O cadastro exige CPF, nome completo, data de nascimento e outros dados básicos.

Assim que você conseguir fazer login no aplicativo através da sua conta Gov.br, ele vai pedir autorização para acessar alguns dados, então basta clicar na opção “Autorizar”.

Como cadastrar a CNH no aplicativo?

Depois de baixar o aplicativo e acessar com a conta Gov.br, é hora de adicionar sua CNH física no app. Então veja passo a passo como fazer isso:

  • Após fazer login, vá até a aba “Condutor”. Ele vai mostrar os seus dados pessoais e algumas opções;
  • Agora clique na opção “habilitação” (como mostra a imagem abaixo).

  • Após isso, vai mostrar em sua tela algumas informações dizendo que você precisa baixar sua CNH-e para ter acesso (ou seja, a sua CNH digital);
  • Então clique na opção “Baixar CNH-e” que está na parte de baixo da tela;
  • Na próxima tela, ele vai pedir o “Número de Registro da CNH” e o “Código de Segurança da CNH”. (como mostra a imagem abaixo)

Preenchendo esses 2 dados que são pedidos, basta clicar na opção “Baixar CNH-e” que sua Carteira Nacional de Habilitação Digital será baixada em seu aplicativo.

Em algumas situações, o aplicativo poderá pedir a validação biométrica facial. Então basta permitir o acesso à câmera do seu celular e fazer essa validação facial.

Esses dados que precisam ser preenchidos você encontra na própria CNH física. Portanto, com a sua CNH em mãos, procure pelo “número de registro“, que geralmente fica na parte da frente, ao lado do número do seu CPF. Na minha CNH esse número de registro está na cor vermelha. Verifique na sua.

Já o “Código de Segurança“, é um número de 11 dígitos que costuma ficar na parte de trás da CNH, abaixo da assinatura da assinatura do emissor.

Se você não está com sua CNH física em mãos, mas quer baixar a CNH digital, saiba que existem algumas técnicas que podem dar certo. Basta clicar no botão abaixo que eu te mostro como fazer:

Dúvidas comuns sobre a CNH Digital

Aqui eu vou responder algumas das principais dúvidas que as pessoas tem com relação ao uso da CNH digital:

1. A CNH Digital substitui a física?

Sim. A CNH Digital tem validade legal em todo o Brasil e pode ser usada em abordagens policiais, aluguel de carros e outras situações. No entanto, é sempre bom manter a física em dia, principalmente para locais que ainda não aceitam a versão digital.

2. Posso usar a CNH Digital mesmo sem internet?

Sim. Depois de cadastrada, a CNH Digital fica armazenada no celular e pode ser acessada offline. Apenas o cadastro inicial e atualizações exigem conexão.

3. É possível ter a CNH Digital em mais de um celular?

Não. A CNH Digital só pode ser ativada em um único dispositivo por vez. Se você tentar acessar em outro aparelho, o sistema bloqueará o acesso no anterior.

4. E se eu trocar de celular ou formatar o aparelho?

Você precisará reinstalar o app CDT, fazer o login com sua conta Gov.br e repetir o processo de validação, inclusive a biometria, se for necessário.

5. Perdi minha CNH física, posso emitir a digital?

Não. O app exige o código de segurança presente no verso da carteira. Se você perdeu o documento, será necessário solicitar a segunda via da CNH antes de tentar o cadastro digital.

Conclusão

A CNH Digital é uma ferramenta prática, moderna e segura para quem deseja ter seu documento sempre à mão. Com poucos passos, você pode baixar o aplicativo e cadastrar sua carteira, garantindo mais comodidade no dia a dia.

Se ainda tiver dúvidas, o próprio aplicativo oferece uma seção de ajuda, e o site do gov.br também traz informações detalhadas.

Recomendo que você veja também como baixar sua CNH Digital sem estar com a CNH física em mãos. Ou seja, não vai pedir nenhum código. Basta clicar no botão abaixo para conferir: