Adubo caseiro para cajueiro: Veja o que colocar

Você quer saber o que usar como adubo caseiro para cajueiro? Então acredito que esse artigo foi feito para você. Aqui eu vou te contar uma receita para você fazer um adubo de qualidade aí na sua casa. 

Sem contar que aqui eu também vou te passar dicas legais que vão te ajudar a manter a saúde do seu cajueiro em dia, sempre oferecendo bons frutos. Confira!

Publicidade:

Aprenda a fazer um adubo caseiro para cajueiro


Adubo caseiro para cajueiro

O adubo caseiro é a melhor opção para nutrir suas plantas de tudo que elas precisam para se desenvolverem da forma correta. 

A primeira coisa que você precisa saber é que antes de começar a preparar o seu adubo caseiro, você vai precisar separar restos de alimentos que são usados para essa receita. 

Publicidade:

Abaixo eu vou deixar uma lista do que você pode usar nesse adubo. Confira:

  • Casca de frutas;
  • Borra de café;
  • Cascas de legumes;
  • Talos de folhas;
  • Casca de ovo;
  • Legumes estragados;
  • Folhas secas

Quando você acumular uma boa quantidade desse material, bata tudo no liquidificador com o mínimo de água possível e depois deposite no solo do seu pé de cajueiro. 

Em seguida regue com bastante água e cubra com palha se for possível. 

Conheça os benefícios do adubo orgânico


Você já deve saber que esse é o tipo de adubo mais indicado para qualquer tipo de planta, mas você sabe o porquê disso? Se não sabe, confira os principais motivos logo abaixo:

  • Aumenta a qualidade dos nutrientes que compõe o solo;
  • Desenvolve micro-organismos bons para a planta;
  • É rico em nitrogênio, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco;
  • Recicla resíduos orgânicos

Como fazer para o cajueiro dar frutos?


Esse é um problema muito comum nas plantações de cajueiro, mas eu posso te garantir que é muito fácil de resolver. 

Geralmente isso acontece pela ausência de agentes polinizadores no local. Os principais agentes do cajueiro são as abelhas e são responsáveis por transportar o pólen até a região feminina da flor, realizando assim a reprodução. 

A única solução nesse caso é aplicar técnicas para atrair esses animais. O jeito mais conhecido de fazer isso é fazendo um chá bem doce de capim santo e em seguida borrifar esse líquido nas flores do cajueiro. 

Agora quando eu digo “um chá bem doce”, eu estou falando de doce ao extremo. A medida mais indicada são dois copos de açúcar para um de água. 

Essa mistura vai atrair as abelhas e vai fazer com que elas permaneçam no local. 

Outra coisa que você pode fazer também é cultivar plantas melíferas, elas são usadas exatamente para essa função de atrair agentes polinizadores. 

Uma das mais usadas é o manjericão, mas você também pode usar a lavanda ou o girassol.

Qual a época de colheita do caju?


Adubo caseiro para pé de caju

Aqui no Brasil, a melhor época de colheita do caju é entre agosto e janeiro. Ele pode ser encontrado em abundância no litoral brasileiro. 

De acordo com algumas pesquisas, o estado do Ceará é onde acontece a maior colheita anual da fruta, sendo que cerca de 99% de toda a produção nacional vem do Nordeste. 

Experimente esse adubo caseiro!


Esse adubo caseiro para cajueiro que eu acabei de te apresentar oferece tantos benefícios e é tão fácil de preparar que eu não consigo encontrar motivos para você continuar perdendo tempo sem experimentá-lo. 

Então para melhorar a saúde das suas plantas, comece separando os ingredientes que você vai utilizar e experimente esse adubo incrível. O resultado dele você pode enxergar em poucos dias. Eu tenho certeza que você vai adorar!

Por acaso você conhece algum outro tipo de adubo caseiro que pode ser usado para esse tipo de planta que eu não mencionei aqui? Se sim, me conta aqui nos comentários que eu vou adorar saber. 

Ah, não esqueça de testar também a dica para atrair agentes polinizadores que eu também te passei nesse artigo. Essa é uma técnica muito usada e que nunca falha. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma forma. Antes de ir eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção até aqui.

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Publicidade: